O processo de ensinar competências para promoção da saúde
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2611Palavras-chave:
Promoção da saúde, Educação baseada em competências, Enfermagem.Resumo
Objetivo: analisar as posturas pedagógicas e estratégias de ensino utilizadas para abordagem das competências para promoção da saúde na formação de enfermeiros. Método: Estudo de caso, ancorado na dialética. Resultados: O currículo apresenta estratégias pedagógicas diferenciadas que podem funcionar como dispositivo para o desenvolvimento de competências para a promoção da saúde mediante uma educação multidimensional transformadora. Foram citadas: aulas teórico-práticas, construção de perguntas ou questões sobre textos, estudos dirigidos, narrativa, plenária orientada, jogos e aplicativos para celular e computador, dramatização, oficinas, estudos de caso, seminário integrado, projetos de extensão e pesquisa, ligas acadêmicas. A imersão na prática favorece o aprender a fazer, fazendo, o contato com o contexto de saúde da população e com a realidade da vida profissional. A Prática de Integração Ensino-serviço-comunidade e o estágio supervisionado aproximam o estudante do professor, integram o conhecimento e facilitam a aprendizagem prática e reflexiva. Conclusão: Os dispositivos da articulação teoria-prática podem perder a sua função precípua se não houver um direcionamento adequado durante as atividades práticas. Não basta alterar o formato do plano pedagógico e dos mecanismos de ensino, é imperativo mudar a essência do processo de ensino-aprendizagem, aproximando-o da real integração com a prática profissional crítica, dinâmica e socialmente contextualizada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
30-07-2018
Como Citar
Netto, L., Silva, K. L., Rua, M. dos S., & Sena (in memorian), R. R. de. (2018). O processo de ensinar competências para promoção da saúde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2611
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2018 Luciana Netto, Kênia Lara Silva, Marília dos Santos Rua, Roseni Rosângela de Sena (in memorian)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.