Estudo da acuidade visual de escolares do municipal de Juiz de Fora
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.40Palavras-chave:
enfermagem, saúde ocular, saúde escolar, serviços de enfermagem escolarResumo
Este estudo teve como objetivo detectar precocemente o déficit visual nas crianças em fase escolar e promover a saúde visual através de atividades lúdicas por meio da utilização de uma metodologia quanti-qualitativa de delineamento transversal. Resultou pela análise qualitativa que o lúdico nas ações educativas tem papel fundamental como método facilitador da aprendizagem infantil. No estudo este método teve a propriedade de envolver as crianças de tal forma a torná-las agente multiplicador do conhecimento adquirido. No que tange a análise quantitativa pode-se aludir que o teste da acuidade visual foi aplicado em 48 crianças, seguindo os critérios de avaliação de acuidade visual estabelecidos no projeto. Dos participantes, 7 (15%) crianças foram encaminhadas para o re-teste. Destas, 5 (10,4%) mantiveram resultado que justificou o encaminhamento ao serviço de oftalmologia da Associação de Cegos de Juiz de Fora, que confirmou o déficit visual de todas crianças encaminhadas. Conclui-se a visão desempenha papel fundamental no desenvolvimento físico e psicossocial das crianças e que a triagem oftalmológica com diagnóstico precoce de alterações visuais é de extrema importância, de fácil execução e confiabilidade e deve, portanto, fazer parte de programas em escolas, instituições e em ações governamentais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Ieda Maria Ávila Vargas Dias, Marli Salvador, Zuleyce Maria Lessa Pacheco, Angélica Mônica Andrade, Tamara Gabriela Ferreira Alves, Amália Rocha Barros Vieira, Gabriela Campos Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.