Estudo da acuidade visual de escolares do municipal de Juiz de Fora
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.40Keywords:
enfermagem, saúde ocular, saúde escolar, serviços de enfermagem escolarAbstract
Este estudo teve como objetivo detectar precocemente o déficit visual nas crianças em fase escolar e promover a saúde visual através de atividades lúdicas por meio da utilização de uma metodologia quanti-qualitativa de delineamento transversal. Resultou pela análise qualitativa que o lúdico nas ações educativas tem papel fundamental como método facilitador da aprendizagem infantil. No estudo este método teve a propriedade de envolver as crianças de tal forma a torná-las agente multiplicador do conhecimento adquirido. No que tange a análise quantitativa pode-se aludir que o teste da acuidade visual foi aplicado em 48 crianças, seguindo os critérios de avaliação de acuidade visual estabelecidos no projeto. Dos participantes, 7 (15%) crianças foram encaminhadas para o re-teste. Destas, 5 (10,4%) mantiveram resultado que justificou o encaminhamento ao serviço de oftalmologia da Associação de Cegos de Juiz de Fora, que confirmou o déficit visual de todas crianças encaminhadas. Conclui-se a visão desempenha papel fundamental no desenvolvimento físico e psicossocial das crianças e que a triagem oftalmológica com diagnóstico precoce de alterações visuais é de extrema importância, de fácil execução e confiabilidade e deve, portanto, fazer parte de programas em escolas, instituições e em ações governamentais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2011 Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.