Conhecimento e reflexões sobre estomias de eliminação: uma abordagem em grupo com enfermeiras
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4135Palavras-chave:
Enfermagem, Educação Continuada, Estomia, Cuidados de enfermagem.Resumo
Objetivo: Relatar os saberes e vivências de enfermeiras sobre estomias de eliminação durante a participação em uma educação permanente em saúde. Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, de caráter analítico e interpretativo, desenvolvido com enfermeiras. Foi construído um grupo focal para a realização da atividade de educação permanente. Resultados: A partir da análise, surgiram três categorias temáticas: experiências com estomias de eliminação, desafios que envolvem o cuidado da pessoa com estomia de eliminação e percepções sobre o grupo focal. Conclusão: A educação permanente favoreceu o aprofundamento do conhecimento e o amadurecimento profissional das participantes, promoveu discussões e debates que podem melhorar a prática clínica e reflexões quanto ao papel do enfermeiro sobre a assistência à pessoa com estomia de eliminação.Downloads
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Publicado
23-07-2021
Como Citar
Nicácio da Silva, P., Chrystina Rocha, I., Alves Bueno, D. M., de Moraes Rezende da Silva, M., Katagiri, S., & Kamada, I. (2021). Conhecimento e reflexões sobre estomias de eliminação: uma abordagem em grupo com enfermeiras. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4135
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Priscilla Nicácio da Silva, Izabella Chrystina Rocha, Diovana Marielle Alves Bueno, Mariane de Moraes Rezende da Silva, Satie Katagiri, Ivone Kamada
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