Conhecimento e reflexões sobre estomias de eliminação: uma abordagem em grupo com enfermeiras
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4135Palabras clave:
Enfermagem, Educação Continuada, Estomia, Cuidados de enfermagem.Resumen
Objetivo: Relatar os saberes e vivências de enfermeiras sobre estomias de eliminação durante a participação em uma educação permanente em saúde. Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, de caráter analítico e interpretativo, desenvolvido com enfermeiras. Foi construído um grupo focal para a realização da atividade de educação permanente. Resultados: A partir da análise, surgiram três categorias temáticas: experiências com estomias de eliminação, desafios que envolvem o cuidado da pessoa com estomia de eliminação e percepções sobre o grupo focal. Conclusão: A educação permanente favoreceu o aprofundamento do conhecimento e o amadurecimento profissional das participantes, promoveu discussões e debates que podem melhorar a prática clínica e reflexões quanto ao papel do enfermeiro sobre a assistência à pessoa com estomia de eliminação.Descargas
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Publicado
2021-07-23
Cómo citar
Nicácio da Silva, P., Chrystina Rocha, I., Alves Bueno, D. M., de Moraes Rezende da Silva, M., Katagiri, S., & Kamada, I. (2021). Conhecimento e reflexões sobre estomias de eliminação: uma abordagem em grupo com enfermeiras. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4135
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
Derechos de autor 2021 Priscilla Nicácio da Silva, Izabella Chrystina Rocha, Diovana Marielle Alves Bueno, Mariane de Moraes Rezende da Silva, Satie Katagiri, Ivone Kamada
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.