Paradigma da integralidade no currículo e nas estratégias de ensino em enfermagem: um enfoque histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.426Palavras-chave:
Enfermagem, Educação em Enfermagem, CurrículoResumo
Analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de enfermagem a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para graduação em enfermagem (DCN), assim como propostas de transformação curricular e estratégias de ensino que viabilizem a integralidade. Pesquisa qualitativa, na perspectiva da abordagem histórico-cultural. No cenário histórico-cultural da instituição, a integralidade enquanto eixo norteador ainda é uma realidade em construção. Nota-se forte influência das Diretrizes Curriculares sobre o PPP do curso. Os docentes acreditam que um marco teórico que oriente do início ao fim, o Projeto Político do Curso, no sentido da integralidade, representa um caminho. Em relação às estratégias de ensino, tem-se o portfólio enquanto instrumento e a tecnologia da problematização.Há necessidade de conexões a partir de um exercício crítico compartilhado, requerendo redes de comunicação e cooperação entre os envolvidos no processo de ensino/cuidado permeado pela integralidade.Downloads
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Publicado
30-06-2014
Como Citar
Carbogim, F. da C., Friedrich, D. B. de C., Püschel, V. A. de A., Oliveira, L. B. de, & Nascimento, H. R. do. (2014). Paradigma da integralidade no currículo e nas estratégias de ensino em enfermagem: um enfoque histórico-cultural. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.426
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2014 Fábio da Costa Carbogim, Denise Barbosa de Castro Friedrich, Vilanice Alves de Araújo Püschel, Larissa Bertacchini de Oliveira, Heloísa Ribeiro do Nascimento
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