Paradigma da integralidade no currículo e nas estratégias de ensino em enfermagem: um enfoque histórico-cultural

Autores/as

  • Fábio da Costa Carbogim Escola de Enfermagem da USP
  • Denise Barbosa de Castro Friedrich Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Vilanice Alves de Araújo Püschel Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Larissa Bertacchini de Oliveira Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Heloísa Ribeiro do Nascimento Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.426

Palabras clave:

Enfermagem, Educação em Enfermagem, Currículo

Resumen

Analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de enfermagem a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para graduação em enfermagem (DCN), assim como propostas de transformação curricular e estratégias de ensino que viabilizem a integralidade. Pesquisa qualitativa, na perspectiva da abordagem histórico-cultural. No cenário histórico-cultural da instituição, a integralidade enquanto eixo norteador ainda é uma realidade em construção. Nota-se forte influência das Diretrizes Curriculares sobre o PPP do curso. Os docentes acreditam que um marco teórico que oriente do início ao fim, o Projeto Político do Curso, no sentido da integralidade, representa um caminho. Em relação às estratégias de ensino, tem-se o portfólio enquanto instrumento e a tecnologia da problematização.Há necessidade de conexões a partir de um exercício crítico compartilhado, requerendo redes de comunicação e cooperação entre os envolvidos no processo de ensino/cuidado permeado pela integralidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-06-30

Cómo citar

Carbogim, F. da C., Friedrich, D. B. de C., Püschel, V. A. de A., Oliveira, L. B. de, & Nascimento, H. R. do. (2014). Paradigma da integralidade no currículo e nas estratégias de ensino em enfermagem: um enfoque histórico-cultural. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.426

Número

Sección

Artigos Originais