Sintomas depressivos e comportamento suicida em população geral de cidade mineira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4421

Palavras-chave:

Depressão, Comportamento suicida, Epidemiologia, Saúde mental, Psicometria

Resumo

Objetivo: analisar a presença/intensidade sintomatologia depressiva e relacionar com comportamento suicida em população geral adulta. Método: estudo exploratório, quantitativo, entrevistas com questionário semiestruturado, questões norteadoras para depressão/comportamento suicida, escalas psicométricas de depressão, sorteio de locais; amostra não probabilística, estratificada, por conveniência; 50 participantes por área geográfica. Resultados: Dos 200 participantes, 73 (36,5%) apresentaram sintomatologia depressiva (maior que a média nacional), e 62 (84,92%), depressão prévia. Notou-se: prevalência de intensidade sintomatologia moderada (37,0%) e grave (15,1%) e o tempo de diagnóstico de depressão, de 0 a 5 anos (41,1%). Participantes sem sintomatologia prévia apresentaram maior severidade dos sintomas depressivos, em sua maioria, mulheres, adultos jovens, brancos, casados, empregados, pessoas que viviam com familiares, pessoas que possuíam comorbidades clínicas em tratamento, pessoas que moravam em área de vulnerabilidade social (31,50%). Relataram comportamento suicida 26 participantes (13%), 13 (50,0%) em 5 anos; 15 (57,7%) trataram, 06 (40%) há 3 meses; 03 (11,5%) em hospitais psiquiátricos; 11 (42,3%) com ideação suicida sem tratamento. Relação entre depressão e comportamento suicida. Conclusão: resultados embasam implantação políticas públicas de prevenção/tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanna Vallim Jorgetto, Escola Paulista de Enfermagem - UNIFESP

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (1997), especialização em Saúde Mental e Infectologia pela Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto/SP, Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) e Doutorado em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo (UNIMOGI). Docente dos Cursos de Enfermagem, Farmácia e Medicina do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista (UNIFAE). Coordenadora do Curso de Enfermagem da UNIFAE.

João Fernando Marcolan, Escola Paulista de Enfermagem - Unifesp

ossui graduação em Enfermagem pela Escola Paulista de Medicina - Departamento de Enfermagem (1983), mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2002). Pós-doutorado pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2016). Aposentado em abril de 2019 como professor associado da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, enfermagem em saúde mental, assistência psiquiátrica, enfermagem psiquiátrica, depressão e suicídio, saúde mental do trabalhador da saúde, políticas públicas de saúde mental, assistência em saúde mental. Foi chefe da Disciplina Enfermagem em Saúde Mental, coordenador do Projeto de Extensão Atenção em Saúde Mental a Sujeitos com Tentativa de Suicídio, coordenador do curso de especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica, na UNIFESP. Atualmente é orientador do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UNIFESP e coordenador e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saúde Mental - GEPISM. Miembro de la Red Global de Práctica Clínica (RGPC) para Estudios de campo por Internet sobre los Trastornos Mentales y del Comportamiento de la CIE-11 da Organização Mundial da Saúde.

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Jorgetto, G. V., & Marcolan, J. F. (2022). Sintomas depressivos e comportamento suicida em população geral de cidade mineira. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 12. https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4421

Edição

Seção

Artigos Originais