Simulação em saúde como ferramenta educativa no cuidado de enfermagem pediátrica: uma revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4422Palavras-chave:
Simulação, Educação em Enfermagem, Educação em Saúde, Tutoria, Enfermagem pediátrica.Resumo
Objetivo: analisar as evidências disponíveis na literatura sobre o uso da simulação em saúde como ferramenta educativa no cuidado de enfermagem pediátrica. Método: revisão integrativa realizada com Descritores em Ciências da Saúde (simulação, treinamento por simulação e enfermagem pediátrica), nas bases de dados SCOPUS, MEDLINE/PubMed, Web of Science, EMBASE e CINAHL. Foram encontrados 2070 estudos, avaliados 39 textos completos, em que 30 artigos compuseram o corpus de análise final. Resultados: a maioria dos estudos são internacionais, atuais e desenvolvidos com estudantes de graduação enfermagem. A simulação foi utilizada como ferramenta educacional para a formação na graduação, capacitação/treinamento sobretudo de enfermeiros e na educação em saúde de cuidadores familiares. Seu uso propiciou melhorias em gerenciamento, autoconfiança, habilidades, comunicação eficiente e construção do conhecimento acerca da temática. Conclusão: a simulação se configurou como uma ferramenta educacional com potencial para o aprimoramento do cuidado em pediatria.