Simulação em saúde como ferramenta educativa no cuidado de enfermagem pediátrica: uma revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4422Palavras-chave:
Simulação, Educação em Enfermagem, Educação em Saúde, Tutoria, Enfermagem pediátrica.Resumo
Objetivo: analisar as evidências disponíveis na literatura sobre o uso da simulação em saúde como ferramenta educativa no cuidado de enfermagem pediátrica. Método: revisão integrativa realizada com Descritores em Ciências da Saúde (simulação, treinamento por simulação e enfermagem pediátrica), nas bases de dados SCOPUS, MEDLINE/PubMed, Web of Science, EMBASE e CINAHL. Foram encontrados 2070 estudos, avaliados 39 textos completos, em que 30 artigos compuseram o corpus de análise final. Resultados: a maioria dos estudos são internacionais, atuais e desenvolvidos com estudantes de graduação enfermagem. A simulação foi utilizada como ferramenta educacional para a formação na graduação, capacitação/treinamento sobretudo de enfermeiros e na educação em saúde de cuidadores familiares. Seu uso propiciou melhorias em gerenciamento, autoconfiança, habilidades, comunicação eficiente e construção do conhecimento acerca da temática. Conclusão: a simulação se configurou como uma ferramenta educacional com potencial para o aprimoramento do cuidado em pediatria.
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À: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM)
Cada autor deve ler e assinar este termo de compromisso e transferência de copyright do original.
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Declaro que eu participei na elaboração do manuscrito intitulado: INFORMAR TÍTULO, de autoria de INFORMAR NOME(S) DO(S) AUTORE(S) e que tenho plenos poderes em atender este termo.
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Assinatura do(s) autor(es), local e data:
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Assinatura do(s) autor(es), local e data:
CARTA DE ENCAMINHAMENTO
À: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM)
Data:
Submetemos o manuscrito intitulado: INFORMAR TÍTULO, de autoria de INFORMAR NOME(S) DO(S) AUTORE(S), para a apreciação pela Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro (RECOM).
Informamos que nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso no mesmo e que se trata de um trabalho original, que não foi encaminhado para outro periódico impresso ou eletrônico no todo ou em parte.
Sendo necessário, nos disponibilizamos para fazer as alterações que forem recomendadas, por termos ciência das normas de publicação na RECOM.
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