Simulação em saúde como ferramenta educativa no cuidado de enfermagem pediátrica: uma revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4422

Palavras-chave:

Simulação, Educação em Enfermagem, Educação em Saúde, Tutoria, Enfermagem pediátrica.

Resumo

Objetivo: analisar as evidências disponíveis na literatura sobre o uso da simulação em saúde como ferramenta educativa no cuidado de enfermagem pediátrica. Método: revisão integrativa realizada com Descritores em Ciências da Saúde (simulação, treinamento por simulação e enfermagem pediátrica), nas bases de dados SCOPUS, MEDLINE/PubMed, Web of Science, EMBASE e CINAHL. Foram encontrados 2070 estudos, avaliados 39 textos completos, em que 30 artigos compuseram o corpus de análise final. Resultados: a maioria dos estudos são internacionais, atuais e desenvolvidos com estudantes de graduação enfermagem. A simulação foi utilizada como ferramenta educacional para a formação na graduação, capacitação/treinamento sobretudo de enfermeiros e na educação em saúde de cuidadores familiares. Seu uso propiciou melhorias em gerenciamento, autoconfiança, habilidades, comunicação eficiente e construção do conhecimento acerca da temática. Conclusão: a simulação se configurou como uma ferramenta educacional com potencial para o aprimoramento do cuidado em pediatria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Antonio da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem. Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf). Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Lidiane Cristina da Silva Alencastro, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf). Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Antonia Dinágila do Nascimento Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem. Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf). Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Graciane Cordeiro Correa Medrado, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Mestranda em enfermagem. Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf). Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Geovane Roberto de Campos Castilho, Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso

Enfermeiro. Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Fabiane Blanco Silva Bernardino, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf). Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-11-16

Como Citar

Silva, R. A. da, Alencastro, L. C. da S., Ribeiro, A. D. do N., Medrado, G. C. C., Castilho, G. R. de C., & Bernardino, F. B. S. (2022). Simulação em saúde como ferramenta educativa no cuidado de enfermagem pediátrica: uma revisão integrativa da literatura. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 12. https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4422

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura