Necessidades humanas básicas afetadas e diagnósticos de enfermagem da nanda-i para pacientes graves com covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v13i1.4670

Palavras-chave:

Diagnóstico de Enfermagem, COVID-19, Cuidado Intensivo, Processo de Enfermagem, Terminologia Padronizada em Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Identificar as Necessidades Humanas Básicas Psicobiológicas e os Diagnósticos de Enfermagem da NANDA-I para pacientes com covid-19 internados em unidade de terapia intensiva. Método: estudo descritivo, documental, transversal e quantitativo, realizado em uma unidade de terapia intensiva para pacientes com diagnóstico de covid-19, utilizando como fonte de dados o prontuário eletrônico do paciente. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva, sendo avaliado frequência absoluta e relativa, média e desvio padrão. Resultados: foram identificadas sete Necessidades Humanas Básicas Psicobiológicas e 15 Diagnósticos de Enfermagem mais frequentes. Conclusão: o uso da Sistematização da Assistência de Enfermagem e a operacionalização do Processo de Enfermagem auxilia no planejamento individualizado do cuidado voltado à pacientes críticos com covid-19 internados em unidades de terapia intensiva. A identificação dessas necessidades contribui para o gerenciamento do cuidado e melhora a qualidade da assistência de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Moritz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Especialista em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Cascavel, PR, Brasil.

Lara Adrianne Garcia Paiano da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do programa de Residência de Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Cascavel, Paraná, Brasil.

Claudia Ross, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Doutora em Microbiologia. Docente do programa de Residência de Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Cascavel, Paraná, Brasil.

Alessandra dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Matemática. Doutora em Estatística e Experimentação Agrícola. Docente do programa de Residência de Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Cascavel, Paraná, Brasil.

Fabiana Gonçalves de Oliveira Azevedo Matos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente do programa de Residência de Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Cascavel, Paraná, Brasil.

Maristela Salete Maraschin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Programa de Residência em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Cascavel, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-06-05

Como Citar

Moritz, A. C., da Silva, L. A. G. P., Ross, C., dos Santos, A., Matos, F. G. de O. A., & Maraschin, M. S. (2023). Necessidades humanas básicas afetadas e diagnósticos de enfermagem da nanda-i para pacientes graves com covid-19. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 13. https://doi.org/10.19175/recom.v13i1.4670

Edição

Seção

Artigos Originais