Desafios para realização da alta na atenção domiciliar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4707

Palavras-chave:

Serviços de Assistência Domiciliar, Alta do Paciente, Cuidado Transicional.

Resumo

Objetivo: compreender o processo de realização da alta de pacientes e familiares assistidos por serviços de atenção domiciliar. Método: estudo descritivo-exploratório, qualitativo, realizado com dez profissionais de duas Equipes Multiprofissionais da Atenção Domiciliar vinculadas a uma Secretaria Municipal de Saúde. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, áudiogravadas e submetidas à análise de conteúdo, modalidade temática.Resultados: os entrevistados referiram dificuldades em reconhecer o momento adequado para iniciar o planejamento das atividades de transição dos cuidados, a inexistência de um fluxo padronizado prejudicial à continuação dos cuidados pela Atenção Primária, o uso do Projeto Terapêutico Singular, a unificação dos sistemas de informação e o desenvolvimento de protocolos para a transição de cuidados seguros. Conclusão: as dificuldades relacionadas à execução da alta evidenciam a necessidade de intervenções que envolvam a elaboração de protocolos para a articulação entre os serviços e manutenção do cuidado continuado e integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Dalariva Amorim, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017). Membro do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudo e Pesquisa em Psiquiatria, Saúde Mental e Condições Crônicas- NEPPSCC, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Maria Angélica Marcheti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Adamantina (1987), Mestrado em Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (2000) e Doutorado em Ciências pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP (2012). Atualmente é Professora Associada do Instituto Integrado de Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do Grupo de Estudos Laboratório de Estudos e Pesquisas em Intervenção Familiar ? LEPIF e Coordenadora da Clínica Ampliada de Pesquisa e Intervenção Familiar, que congrega atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao cuidado e à intervenção com famílias no processo saúde doença. As áreas de interesse e domínio são enfermagem da família, resiliência familiar, pesquisa em saúde e intervenção com família, crianças com deficiência, prática clínica e intervenção com famílias e métodos qualitativos de pesquisa. Autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos indexados. Participa como membro da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras ? SOBEP e do International Family Nursing Association ? IFNA. Compõe a diretoria da Associação Pestalozzi de Campo Grande, MS e atua como pesquisadora do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos da Criança e Adolescente ? NECAd.

Heloá Costa Borim Christinelli, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2021). Mestre em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2016). Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (2010), especialização em Assistência na Urgência e Emergência pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (2013) e em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Itecne de Cascavel (2014). Docente do Colegiado de Enfermagem da UNESPAR - Campus de Paranavaí. Docente do Curso de Enfermagem da UNIFatecie. Atua como consultora científica desde 2021. Atuou como Docente no Departamento de Enfermagem na Universidade Estadual de Maringá (2019) e no curso de Medicina da UNICESUMAR (2019). Possui experiência como Enfermeira na Estratégia Saúde da Família (2011 a 2017) e na Assistência de Enfermagem Hospitalar (2009-2011)

Daniela Miyuki Sato, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudo e Pesquisa em Psiquiatria, Saúde mental, e Condições Crônicas - NEPPSCC, da UFMS.

Mayara Goes dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Enfermagem pela Unigran (2009), Pós graduada em Oncologia pela Inga-PR (2011), Pós Graduada em Auditoria e Gestão da Qualidade em Saúde pela Novoeste (2021), possuo experiência em: enfermagem Assistencial (Enfermaria, UTI, Pronto Socorro); docência em Graduação, Pós graduação e curso técnico; assistente de coordenação em Pesquisa Clinica na UFMS em 2020, atualmente sou Pós Graduanda em Docência para Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - CG/MS e Mestranda em Enfermagem pela UFMS.

Elen Ferraz Teston, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Enfermeira (UEM/2010), Especialista em Urgência e Emergência pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA/2012), Especialista em Saúde da Família pela Faculdade de Saúde Pública de Porto Alegre (2013), Mestre em Enfermagem (UEM/2012) e Doutora em Enfermagem (UEM/2015). Professora do curso de Graduação em Enfermagem e Professora Permanente dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem - Mestrado Acadêmico e Mestrado em Saúde da Família - Mestrado Profissional, ambos do Instituto Integrado de Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS. É líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudo e Pesquisa em Psiquiatria, Saúde mental, e Condições Crônicas-NEPPSCC, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e membro dos grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos, Pesquisa, Assistência e Apoio à Família - NEPAAF, da Universidade Estadual de Maringá; Assistência ao Portador de Diabetes Mellitus da Universidade Estadual de Londrina e Laboratório de Estudos e Pesquisas e Intervenção Familiar - LEPIF na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Linha de pesquisa: Assistência a indivíduos/famílias com condições crônicas na Atenção Primária à Saúde nos diferentes ciclos de vida.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

Amorim, M. D., Marcheti, M. A., Christinelli, H. C. B., Sato, D. M., Santos, M. G. dos, & Teston, E. F. (2022). Desafios para realização da alta na atenção domiciliar. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 12. https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4707

Edição

Seção

Artigos Originais