Prática de avaliação da dor na unidade de terapia intensiva neonatal: estudo transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v13i0.4772

Palavras-chave:

Equipe de enfermagem, Dor, Medição da dor, Recém-nascido, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.

Resumo

Objetivo: Analisar a prática dos profissionais de enfermagem quanto à avaliação da dor do recém-nascido internado na unidade neonatal. Métodos: Estudo transversal, analítico, realizado com profissionais de enfermagem no período de março a maio de 2018. Utilizou-se questionário autoaplicável. Fez-se análise da associação de variáveis categóricas com a prática profissional utilizando-se os testes Qui-quadrado e Exato de Fisher, com adoção do nível de significância de 5%. Resultados: Participaram do estudo 35 profissionais de enfermagem. O tempo de trabalho na unidade, a experiência profissional e a satisfação com as condições de trabalho influenciaram estatisticamente a prática adequada. O uso de escalas para avaliar a dor em recém-nascidos foi informado por 17,1% dos profissionais. Conclusão: A avaliação da dor neonatal ainda não está sedimentada na prática profissional de enfermagem. Recomendam-se ações de intervenção na prática, com avaliação de resultados de forma contínua, alinhados com os gestores e as diretrizes institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Dorneles da Silveira, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora. Professora adjunto da área de Saúde da Criança e do Adolescente do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem Autora de Afonso Costa/ UFF.

Luciana Rodrigues da Silva, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora. Professora adjunto da área de Saúde da Criança e do Adolescente do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem Autora de Afonso Costa/ UFF.

Maria Estela Diniz Machado, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora. Professora associada da área de Saúde da Criança e do Adolescente do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem Autora de Afonso Costa/ UFF.

Marialda Moreira Christoffel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora. Professora associada da área de Saúde da Criança e do Adolescente da Escola de Enfermagem Anna Nery pelo Programa de Pós Graduação e Curso de Graduação de Enfermagem e Obstetrícia do Campus Macaé.

Luis Guillermo Coca Velarde, Universidade Federal Fluminense

Estatístico. Doutor. Professor associado do Departamento de Estatística da Faculdade de Matemática.

Downloads

Publicado

2023-08-11

Como Citar

Dorneles da Silveira, A. L., Rodrigues da Silva, L., Diniz Machado, M. E., Moreira Christoffel, M., & Coca Velarde, L. G. (2023). Prática de avaliação da dor na unidade de terapia intensiva neonatal: estudo transversal. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 13. https://doi.org/10.19175/recom.v13i0.4772

Edição

Seção

Artigos Originais