Atenção à saúde da mulher surda no ciclo gravídico-puerperal: uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v14i0.5097

Palavras-chave:

Saúde da Mulher, Surdez, Pessoas com deficiência auditiva, Gravidez

Resumo

Objetivo: identificar e sumarizar as evidências disponíveis na literatura nacional sobre a atenção à saúde da mulher surda no ciclo gravídico-puerperal. Método: Estudo de revisão de escopo, segundo preceitos teóricos metodológicos do Joanna Briggs Institute. A busca foi realizada via periódicos CAPES, nas bases LILACS, MEDLINE via PubMed®, Biblioteca eletrônica SCIELO, WOS e CINAHL. Resultados: Identificaram-se 1.831 estudos, dos quais 12 compuseram a amostra final. As dificuldades na comunicação e ausência de profissionais capacitados em Libras, além de sofrimento, preconceito e discriminação, fazem parte da vivência da mulher surda no ciclo gravídico-puerperal. Conclusão: a produção do conhecimento no âmbito nacional sobre a assistência à mulher surda no período gravídico-puerperal ainda é incipiente e faz-se necessário fomento de estudos e práticas baseadas em evidências para a produção de iniciativas que dialoguem sobre a autonomia e o fortalecimento do exercício dos direitos sexuais e reprodutivos da mulher surda no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Cardi Nepomuceno de Paiva, Centro Universitário Estácio Juiz de Fora

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente do curso de enfermagem do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2024-06-27

Como Citar

Nepomuceno de Paiva, C. C., Carolina Marques Marcato, A., Baldutti , I. A., & Vianelle de Morais , L. (2024). Atenção à saúde da mulher surda no ciclo gravídico-puerperal: uma revisão de escopo. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 14. https://doi.org/10.19175/recom.v14i0.5097

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura