Explorando a utilização da simulação clínica no ensino de Enfermagem em emergência: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v14i0.5148.

Palavras-chave:

Treinamento por Simulação, Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade, Simulação de Paciente, Enfermagem em Emergência, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: Identificar a literatura científica sobre o uso da simulação clínica no ensino de Enfermagem em situações de emergência. Método: Revisão integrativa da literatura, a partir das recomendações da diretriz PRISMA. A busca de estudos primários ocorreu nas bases de dados MEDLINE/PubMed, LILACS, CINAHL, BDENF, Scopus e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, considerando-se o período de publicação entre 2017 e 2022. Resultados: Foram identificadas 190 publicações, sendo que 12 compuseram a amostra desta revisão. Realizou-se o agrupamento dos dados em categorias preestabelecidas: caracterização das simulações e do público-alvo, prebriefing, desenvolvimento dos cenários, debriefing e feedback, avaliação e desfecho. Considerações finais: Este estudo oferece contribuições práticas ao destacar a contemporaneidade da simulação clínica no ensino de Enfermagem em emergências, ressaltando lacunas de pesquisa, diversidade de métodos e a importância da interprofissionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

Campo Meschial, W., de Paula, A., Milani Nespollo, A., Fernanda de Lima, M., Mara Marin, S., & de Castro, V. C. (2024). Explorando a utilização da simulação clínica no ensino de Enfermagem em emergência: uma revisão integrativa. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 14. https://doi.org/10.19175/recom.v14i0.5148.

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura