Explorando a utilização da simulação clínica no ensino de Enfermagem em emergência: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v14i0.5148.Palavras-chave:
Treinamento por Simulação, Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade, Simulação de Paciente, Enfermagem em Emergência, Educação em EnfermagemResumo
Objetivo: Identificar a literatura científica sobre o uso da simulação clínica no ensino de Enfermagem em situações de emergência. Método: Revisão integrativa da literatura, a partir das recomendações da diretriz PRISMA. A busca de estudos primários ocorreu nas bases de dados MEDLINE/PubMed, LILACS, CINAHL, BDENF, Scopus e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, considerando-se o período de publicação entre 2017 e 2022. Resultados: Foram identificadas 190 publicações, sendo que 12 compuseram a amostra desta revisão. Realizou-se o agrupamento dos dados em categorias preestabelecidas: caracterização das simulações e do público-alvo, prebriefing, desenvolvimento dos cenários, debriefing e feedback, avaliação e desfecho. Considerações finais: Este estudo oferece contribuições práticas ao destacar a contemporaneidade da simulação clínica no ensino de Enfermagem em emergências, ressaltando lacunas de pesquisa, diversidade de métodos e a importância da interprofissionalidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 William Campo Meschial, Andressa de Paula, Alice Milani Nespollo, Muriel Fernanda de Lima, Sandra Mara Marin, Vivian Carla de Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.