Ensino por competências em enfermagem: interpretações e práticas pegagógias
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.81Palavras-chave:
Educação Baseada em Competências, competência profissional, ensino, enfermagem.Resumo
A ação docente tem emergido na prática dos enfermeiros nos últimos anos, mesmo sem formação específica para tal finalidade. Este estudo focalizou dezesseis enfermeiros professores de uma escola técnica, analisando sua prática pedagógica para o ensino norteado por competências. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, descritivo-explicativo. Os dados foram coletados por questionário e as informações tratadas mediante análise de conteúdo. Os resultados sugerem que apesar de a maioria dos professores já terem tido contato de alguma forma com o ensino por competências, o modelo de formação tradicional que receberam acaba prevalecendo em sua prática. E que o professor é conhecedor de tais formas de trabalho, mas, por convicção e resistência, acaba ensinando da mesma forma com que foi formado.
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Copyright (c) 2011 Marcos Antonio Ferreira Júnior, Josefa Aparecida Gonçalvez Grígoli, Maria Lúcia Ivo
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TERMO DE COMPROMISSO E
ACORDO DE TRANSFERÊNCIA DO COPYRIGHT
À: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM)
Cada autor deve ler e assinar este termo de compromisso e transferência de copyright do original.
1. Termo de compromisso:
Declaro que eu participei na elaboração do manuscrito intitulado: INFORMAR TÍTULO, de autoria de INFORMAR NOME(S) DO(S) AUTORE(S) e que tenho plenos poderes em atender este termo.
Declaro que o citado manuscrito é original e não foi previamente publicado em parte ou no todo e que nenhum outro manuscrito similar sob minha autoria está publicado ou em análise por outro periódico seja impresso ou eletrônico.
Declaro ainda, que não violei nem infringi nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável. Comprometo-me, quando solicitado, a fornecer informações aos editores a respeito dos dados deste manuscrito.
Declaro estar ciente de que a RECOM aceita manuscritos com a participação de até 6 autores. Declaro que tive participação suficiente no trabalho para assumir a responsabilidade por: 1- parte do conteúdo, 2-pelo conteúdo total.
Assinatura do(s) autor(es), local e data:
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2. Transferência de Copyright: Declaro que, caso este manuscrito seja aceito, concordo que seu copyright estará transferido à posse exclusiva de Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM). Permito a reprodução parcial deste artigo, para uso pessoal, mas a referência bibliográfica original deverá ser citada.
Assinatura do(s) autor(es), local e data:
CARTA DE ENCAMINHAMENTO
À: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM)
Data:
Submetemos o manuscrito intitulado: INFORMAR TÍTULO, de autoria de INFORMAR NOME(S) DO(S) AUTORE(S), para a apreciação pela Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro (RECOM).
Informamos que nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso no mesmo e que se trata de um trabalho original, que não foi encaminhado para outro periódico impresso ou eletrônico no todo ou em parte.
Sendo necessário, nos disponibilizamos para fazer as alterações que forem recomendadas, por termos ciência das normas de publicação na RECOM.
Listar e solicitar a assinatura do(s) autor(es).