Ensino por competências em enfermagem: interpretações e práticas pegagógias
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.81Palavras-chave:
Educação Baseada em Competências, competência profissional, ensino, enfermagem.Resumo
A ação docente tem emergido na prática dos enfermeiros nos últimos anos, mesmo sem formação específica para tal finalidade. Este estudo focalizou dezesseis enfermeiros professores de uma escola técnica, analisando sua prática pedagógica para o ensino norteado por competências. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, descritivo-explicativo. Os dados foram coletados por questionário e as informações tratadas mediante análise de conteúdo. Os resultados sugerem que apesar de a maioria dos professores já terem tido contato de alguma forma com o ensino por competências, o modelo de formação tradicional que receberam acaba prevalecendo em sua prática. E que o professor é conhecedor de tais formas de trabalho, mas, por convicção e resistência, acaba ensinando da mesma forma com que foi formado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Marcos Antonio Ferreira Júnior, Josefa Aparecida Gonçalvez Grígoli, Maria Lúcia Ivo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.