O cuidado de enfermagem à mulher vítima de violência doméstica

Authors

  • Ricardo Saraiva Aguiar Núcleo de Saúde da Criança, Secretaria de Saúde do DF

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.358

Keywords:

Violência contra a mulher, Gênero e saúde, Violência doméstica

Abstract

O objetivo deste estudo foi verificar a atuação do enfermeiro no cuidado prestado às mulheres vítimas de violência doméstica. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura com análise das publicações entre os anos de 2000 a 2012. O levantamento bibliográfico das bases de dados foi realizado na Internet nos bancos de dados BDENF (Banco de Dados em Enfermagem), LILACS (Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde) e SciELO (Scientific Eletronic Library Online) utilizando os seguintes descritores: violência contra a mulher; gênero e saúde; e violência doméstica. Foram selecionadas dezessete produções científicas que versavam sobre o objeto do estudo. Prevaleceram os estudos do ano de 2008 (35,2%). As publicações foram agrupadas nos seguintes temas: violência; violência contra a mulher; violência doméstica; e o cuidado de enfermagem à mulher agredida. Concluiu-se que o acolhimento, os encaminhamentos aos órgãos competentes, a construção de vínculos e as visitas domiciliares fazem parte das ações de cuidado de enfermagem às vítimas de violência doméstica que devem ser realizadas e incentivadas pelo profissional enfermeiro durante sua assistência.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ricardo Saraiva Aguiar, Núcleo de Saúde da Criança, Secretaria de Saúde do DF

Enfermeiro. Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES/DF). Especialista em Saúde da Família e em Gestão em Saúde Pública, Coletiva e da Família. 

Published

2013-10-24

How to Cite

Aguiar, R. S. (2013). O cuidado de enfermagem à mulher vítima de violência doméstica. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.358

Issue

Section

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura