Reflexões acerca do panorama de consumo de álcool e/ou outras drogas entre estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.2594Keywords:
Bebidas alcoólicas, Drogas ilícitas, Estudantes.Abstract
Objetivo: Refletir acerca do panorama de consumo de álcool e/ou outras drogas entre estudantes universitários e suas implicações na vida acadêmica e pessoal desses estudantes. Método: Trata-se de uma reflexão teórica, construída com base na leitura de estudos científicos atuais que atendem à seguinte questão norteadora: Qual o panorama de consumo de álcool e/ou outras drogas entre estudantes universitários? Os artigos analisados levaram à concretização da seguinte categoria: “Panorama de consumo de álcool e/ou outras drogas entre estudantes universitários. Resultados: Verificou-se que o álcool foi a droga de maior consumo entre os estudantes. Embora exista uma preocupação entre os pesquisadores em relação ao uso de álcool e/ou outras drogas entre universitários ficou evidente que o início do consumo dessas substâncias entre universitários não se encontra, necessariamente, vinculado ao ingresso na universidade. Conclusão: Constatou-se o uso cada vez mais excessivo de substâncias psicoativas entre os jovens universitários, sendo preciso que a universidade cumpra seu papel, criando políticas efetivas para o enfrentamento das questões referentes ao uso de álcool e/ou outras drogas, com vistas às ações de prevenção e de tratamento, que contemplem as reais necessidades dos jovens universitários, sem nenhum tipo de discriminação.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2019-11-18
How to Cite
Gonçalves, J. S., Leite Fava, S. M. C., Alves, A. C., & Dázio, E. M. R. (2019). Reflexões acerca do panorama de consumo de álcool e/ou outras drogas entre estudantes universitários. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.2594
Issue
Section
Reflexão Teórica
License
Copyright (c) 2018 Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.