Avaliação da qualidade de vida no trabalho de docentes universitários
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3195Keywords:
Qualidade de Vida, Trabalho, Docentes, Universidades, Saúde do Trabalhador.Abstract
Objetivo: Analisar a qualidade de vida no trabalho de docentes de uma universidade pública. Métodos: Trata-se de um estudo de caráter descritivo e transversal, de abordagem quantitativa. Realizado com n=102 docentes de uma instituição de ensino superior pública, localizada no Centro-Sul piauiense. Fez-se uso do instrumento criado por Walton, validado e adaptado à realidade do trabalho docente. Esse instrumento compreende oito dimensões referentes à qualidade de vida no trabalho, mensurando o nível de satisfação laboral com questões do tipo Likert. Os dados foram organizados por meio do software Excel 8.0 e processados no programa estatístico IBM Statistical Package for the Social Sciences. Resultados: Foi observado que, das oito dimensões analisadas referentes à qualidade de vida no trabalho, três (Compensação Justa e Adequada; Oportunidade de Crescimento e Segurança; e Trabalho e Espaço Total de Vida) apresentaram-se com escores de insatisfação por parte dos docentes; enquanto, nas demais, observaram-se escores de indiferença. Conclusão: Espera-se que os resultados levantados neste estudo contribuam para a reflexão, além de nortear ações que visem à manutenção, prevenção e promoção de aspectos pertinentes à qualidade de vida no trabalho docente, colaborando com a promoção de políticas institucionais que valorizem a qualidade do trabalho desses profissionais.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2019-08-16
How to Cite
Araújo, A. L. de, Fé, Érica de M., Araújo, D. A. de M., Oliveira, E. S. de, Moura, I. H. de, & Silva, A. R. V. da. (2019). Avaliação da qualidade de vida no trabalho de docentes universitários. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3195
Issue
Section
Articles
License
Copyright (c) 2018 Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.