Sentimentos e emoções de mães de prematuros de uma unidade de terapia intensiva neonatal

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4183

Keywords:

Mães, Recém-Nascido Prematuro, Relações Mãe-Filho, Unidades de Terapia Intensiva, Enfermagem.

Abstract

Objetivo: Desvelar os sentimentos e emoções das mães que se deparam com filho prematuro internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, para compreender o sentido dessa vivência. Método: Estudo qualitativo sob a perspectiva fenomenológica fundamentada em Heidegger. Os sujeitos do estudo foram sete mães que experenciaram o ser mãe de uma criança hospitalizada, em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Resultados: Os discursos foram analisados, por meio de três categorias analíticas: sonho de ser mãe em risco e o sentimento de frustração e culpa, sentimentos ambivalentes no pós-parto e a vivência de sofrimento pela condição de fragilidade do filho e a ressignificação da experiência e o sentimento de esperança e fé. Conclusão: Houve ambivalência afetiva de sentimentos e emoções das mães. O vivido das mães foram marcados por experiências, cujo sentido se expressaram pelo sonho de ser mãe em risco até à ressignificação desse sofrimento construído pelas expectativas em torno da recuperação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ricardo Otávio Maia Gusmão, Universidade Estadual de Montes Claros.

Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFMG. Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ (2016).Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes-MG (2004). Pós graduação em Saúde Mental, Atenção Psicossocial, álcool e outras drogas pela Faculdade de Saúde Ibituruna-FASI (2010). Residência Multiprofissional em Saúde da Família pelo HUCF-Unimontes. Faz formação em psicanálise pelo Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais. Professor efetivo de educação superior na Universidade Estadual de Montes Claros- Unimontes, Departamento de Enfermagem, disciplina Saúde Mental. Coordenador,Tutor e preceptor da Residência Multiprofissional de Saúde Mental da Universidade Estadual de Montes Claros. Professor de Saúde Mental nas Faculdades Unidas do Norte-Funorte e Faculdade de Saúde Ibituruna- FASI, atuando nos cursos de Enfermagem, Psicologia e Medicina. Membro do Núcleo de estudos e pesquisas sobre sistematizar, cuidar e evidenciar em Enfermagem - NEPESCE - Unimontes. Possui cargo efetivo de enfermeiro em Saúde Mental na Rede de Atenção Psicossocial do município de Montes Claros-MG atuando na Atenção Primária à Saúde como Apoiador Matricial em Saúde Mental. Atua na Coordenação de Saúde Mental na gestão das ações de Apoio Matricial do município de Montes Claros-MG .Têm experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Saúde, Assistência à Saúde Mental,Cuidado Primário de Saúde Mental, Cuidado de Enfermagem e Psicanálise.

Diego Dias de Araújo, Universidade Estadual de Montes Claros

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2010), Especialização em Saúde do Idoso pela Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais - HC/UFMG (2011 / 2013), Mestrado (2013/2014) e Doutorado (2015/ 2017) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais - EE/UFMG. Atualmente é professor efetivo do Departamento de Enfermagem e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Primários em Saúde (PPGCPS) da UNIMONTES. Líder do Núcleo de estudos e pesquisas sobre sistematizar, cuidar e evidenciar em Enfermagem - NEPESCE - UNIMONTES. Pesquisador da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE). Focos de atuação: Saúde do Adulto e Idoso, Prática Baseada em Evidência Científica, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), Processo de Enfermagem e Taxonomias/Classificações de Enfermagem (NANDA I, NIC, NOC e CIPE).

Ana Paula Ferreira Maciel, Universidade Estadual de Montes Claros.

Enfermeira, graduação pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2005). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2014-2016), especialista em Saúde da Família modalidade residência para enfermeiros, especialista em Formação Profissional na área da Saúde: Enfermagem; especialista em gestão da clínica. Atualmente trabalha como Analista Universitário da Saúde: Enfermeira da UNIMONTES-Hospital Universitário Clemente de Faria. Possui experiência na área da Enfermagem em docência do ensino superior, saúde pública e controle de infecção hospitalar.

Jennifer Barbosa Alves Soares, Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna.

Aluna de graduação em enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna.

Jessica Barbosa Alves Soares, Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna.

Aluna de graduação em enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna.

Renê Ferreria da Silva Junior, Instituto Federal de Santa Catarina.

Graduação em Enfermagem (Faculdades Unidas do Norte de Minas Gerais), bolsista de iniciação científica, especialista em Gestão e Auditoria dos serviços de Saúde (Faculdades Integradas Pitágoras), Urgência e Emergência e Terapia Intensiva (Faculdades Integradas Pitágoras), Residência em Saúde da Família (Universidade Estadual de Montes Claros), especialista em Educação Profissional e Tecnológica (Faculdade Venda Nova do Imigrante). Mestre em Ensino em Saúde (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), Mestre em Ciências da Saúde (Universidade Estadual de Montes Claros). Delegado de Saúde na Conferência Municipal de Saúde do Município de Montes Claros. Membro dos grupos de pesquisa Fadiga por Compaixão - Universidade Estadual de Montes Claros e Educação Popular em Saúde - UFVJM. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área Enfermagem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, câmpus Joinville. Pesquisador nas áreas de ensino em saúde, atenção primária a saúde, avaliação dos serviços de saúde, pesquisa qualitativa e oncologia

Published

2021-12-31

How to Cite

Maia Gusmão, R. O., de Araújo, D. D., Maciel, A. P. F., Alves Soares, J. B., Alves Soares, J. B., & da Silva Junior, R. F. (2021). Sentimentos e emoções de mães de prematuros de uma unidade de terapia intensiva neonatal. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4183