Uso de Psicofármacos por Usuários Acompanhados pela Estratégia Saúde da Família: Uma Reflexão Teórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4380

Palavras-chave:

Medicalização, Saúde da Família, Psicotrópicos.

Resumo

Objetivo: Desenvolver uma reflexão acerca do uso de psicofármacos pelos usuários acompanhados pela Estratégia Saúde da Família, assim como a inserção e atuação do enfermeiro neste contexto. Método: Estudo reflexivo, tomando como base os estudos científicos relacionados à temática e a perspectiva teórica de Michel Foucault. Resultados: O reducionismo biológico do modelo médico centrado em sintomas favorece a transformação de problemas sociais em conflitos individuais e a exposição dos cidadãos aos efeitos adversos de tratamentos excessivos e, muitas vezes, inadequados. As mudanças na cultura, ao determinarem transformações no entendimento da subjetividade e nas relações entre normal e patológico favorecem que mais pessoas se vejam como doentes. Conclusão: Tem-se observado um crescimento considerável no uso de psicofármacos no Brasil e no mundo, fruto da medicina social, da influência da mídia e da necessidade de dissipar os déficits e sofrimentos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Monteiro da Paixão, Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Enfermeira do Hospital Naval Marcílio Dias, Marinha do Brasil (2019 - Atual); Especialização em Hematologia, Hemoterapia e Terapia de Suporte pela Faculdade Unyleya (2020- Atual); Mestre em Enfermagem em Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem Anna Nery, UFRJ (2018-2020); Enfermeira da Estratégia Saúde da Família pela Organização Social Viva Rio/ Prefeitura (2016-2019); Pós graduada em Saúde da Família pela Universidade Cândido Mendes (2017-2017); Pós graduada em Enfermagem em Oncologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016-2017); Enfermeira na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Pró Cardíaco (2015-2016); Certificação de Dignidade Acadêmica grau Cum Laude (2017); Graduada no curso de Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro. (2011-2015)

Ana Inês Sousa, Enfermeira. Professora Titular do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Enfermeira, Professora Titular do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), Universidade Federal do Rio de Janeiro, do qual é docente desde 1988. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), especialista em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (1988-1989), mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (1996) e doutora em Ciências (Saúde da Mulher e da Criança) pelo Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz (2001).

Nina Cláudia Barboza da Silva, Farmacêutica. Professora Associada II da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Biológicas pela UNIRIO, mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ e doutorado em Biotecnologia Vegetal pela UFRJ. Pós-doutorado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Formação em Ayurveda pela Associação Brasileira de Ayurveda (ABRA) e pelo Arya Vaidya Pharmacy Training Academy (Índia). Professora Associada II da UFRJ atuando na graduação nas disciplinas de Farmacobotânica, Botânica Aplicada e Etnobotânica. Orienta alunos no Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia Farmacêutica/UFRJ e na Pós -graduação em Biologia Vegetal da UERJ. É professor associado do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro junto ao Centro de Responsabilidade Socioambiental e pesquisador colaborador do Programa Farmácia da Terra da UFBA.

Gerson Luiz Marinho, Enfermeiro. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Nery (DESP/ EEAN/ UFRJ).

Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Nery (DESP/ EEAN/ UFRJ). Doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Atua no ensino de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem e colabora com projetos da linha de pesquisa Epidemiologia, Demografia e Enfermagem. Vice-líder do Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde Coletiva (NUPENSC). Professor do Programa de Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde (UFRJ) e programas de residência em Atenção Primária à Saúde (UFRJ).

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

Paixão, T. M. da, Sousa, A. I., da Silva, N. C. B., & Marinho, G. L. (2022). Uso de Psicofármacos por Usuários Acompanhados pela Estratégia Saúde da Família: Uma Reflexão Teórica . Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 12. https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4380

Edição

Seção

Reflexão Teórica