Educação para emancipação dos sujeitos: reflexões sobre a prática educativa de enfermeiros

Authors

  • Manuela de Mendonça Figueirêdo Coelho UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - FAMETRO
  • Karla Corrêa Lima Miranda UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.499

Keywords:

Educação em saúde, Educação, Enfermagem

Abstract

Pensar em educação e no porquê de educar remete a reflexões complexas e por vezes filosóficas. Ao admitir a educação em saúde como uma das ferramentas do cuidado da enfermagem compreende-se que esta se apresenta como um signo complexo e multifacetado. Refletir sobre sua fundamentação é não conceber o aprisionamento dessa ação, compreendida como uma prática social. Este estudo propõe uma reflexão e aproximação dos referenciais pedagógicos da educação como subsídio para a prática da enfermagem, com ênfase nas proposições de Saviani, Libâneo e Mizukami. Educar, assim como cuidar, é um desafio para enfermagem, pois não são ações de condicionamento ou de regulação dos sujeitos, mas espaço de encontro, de relação, que considera o outro em suas singularidades e planos, constituindo-se em verdadeiros atos educativos.

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Author Biographies

Manuela de Mendonça Figueirêdo Coelho, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - FAMETRO

Doutorada em Cuidados Clínicos em Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Cuidado Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Docente do curso de graduação em Enfermagem pela FAMETRO.

Karla Corrêa Lima Miranda, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da UECE, nos Cursos de Graduação e de Enfermagem e Programa de Pós Graduação em Cuidado Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Published

2015-10-08

How to Cite

Coelho, M. de M. F., & Miranda, K. C. L. (2015). Educação para emancipação dos sujeitos: reflexões sobre a prática educativa de enfermeiros. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.499

Issue

Section

Reflexão Teórica