Saberes e práticas de acadêmicos sobre os sistemas de classificação de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v6i2.969Keywords:
Enfermagem, Classificação, Educação superior, Processo de enfermagem, Diagnóstico de enfermagemAbstract
Objetivo: analisar os saberes e práticas dos acadêmicos sobre o uso das classificações em enfermagem. Método: estudo descritivo, do tipo Survey, com 58 graduandos em enfermagem do sétimo (18), oitavo(20) e nono(20) períodos de uma Universidade Pública do Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, utilizou-se um questionário semiestruturado, analisado por estatística descritiva simples e análise de conteúdo do tipo temática. Resultados: dentre as classificações mais citadas pelos discentes estão: Nanda-I(58), NIC(55), NOC(55) e CIPE(56). Quanto ao uso dos sistemas de classificação, destaca-se como ponto positivo a associação entre o uso das classificações e a agilidade do processo de enfermagem (10) e como ponto negativo a dificuldade de manuseio dos livros(13). Conclusão: o ensino das classificações foi descrito segundo uma trajetória crescente de aprendizagem, possibilitando, com isso, uma associação entre a teoria e a prática, e a aplicabilidade do uso das classificações favorece ainda a tomada de decisão clínica.
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Copyright (c) 2016 Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro
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