Maternidade atrás das grades: particularidades do binômio mãe e filho
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v6i2.984Palabras clave:
Relações mãe-filho, Prisões, Assistência à saúde, Poder familiarResumen
Objetivo: conhecer as particularidades acerca da relação mãe-filho no ambiente carcerário, na perspectiva de mulheres em privação de liberdade e de funcionários do sistema prisional. Método: pesquisa de campo, descritiva e com abordagem qualitativa, a qual utiliza a Teoria das Representações Sociais como referencial teórico-metodológico. Dados obtidos a partir de entrevista aberta em profundidade com presidiárias puérperas reclusas; também participaram funcionárias da mesma penitenciária; a análise se deu pelo software ALCESTE 4.5. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de Goiás sob protocolo nº 5712.0.000.168-09. Resultados: emergiram dois eixos e quatro classes, os quais retratam o ambiente carcerário no contexto do binômio mãe e filho, a assistência à saúde e cuidados gerais prestados a elas, as particularidades da maternidade e o vínculo estabelecido entre ambos, bem como a influência da permanência e separação do bebê na perspectiva das participantes. Conclusão: os dados obtidos levam a identificar a necessidade de inserção de profissionais da saúde preparados que atendam à díade de forma humanizada, bem como garantia de direitos, por exemplo, ambiente apropriado à permanência de mãe e filho, dentre outros relevantes.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-06-29
Cómo citar
Miranda, D. B. de, Matão, M. E. L., Malaquias, A., & Souza, E. L. de. (2016). Maternidade atrás das grades: particularidades do binômio mãe e filho. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 6(2). https://doi.org/10.19175/recom.v6i2.984
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
Derechos de autor 2016 Denismar Borges de Miranda, Maria Eliane Liégio Matão, Ariana Malaquias, Eliane Luciana de Souza
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.