O jogo como estratégia de promoção de qualidade de vida no trabalho no centro de material e esterilização

Autores/as

  • Carla Aparecida Spagnol UFMG
  • Bárbara Kellen Souza Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Érica Santana Candian Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rosângela Oliveira Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vanda Custódia Felipe Manoel Universidade Federal de Minas Gerais
  • Andreia Rodrigues Moreira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.1064

Palabras clave:

jogos e brinquedos, esterilização, qualidade de vida

Resumen

Objetivo: Descrever e analisar a elaboração de um jogo educativo como estratégia para promover a qualidade de vida no trabalho (QVT) para a equipe de enfermagem do Centro de Material e Esterilização (CME) de um hospital universitário. Método: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa da construção do jogo educativo junto aos trabalhadores do CME, no período de agosto-dezembro 2012, com frequência semanal, totalizando 20 encontros. A técnica de análise das respostas obtidas foi a análise de conteúdo. Resultados: Caracterizou-se três categorias temáticas. Os discursos evidenciaram melhorias na interação da equipe a partir das pausas no trabalho, a educação permanente a partir da metodologia ativa de ensino-aprendizagem e mudanças do papel do trabalhador para lugar de sujeito significante do seu trabalho. Conclusão: Percebe-se que o jogo constituiu-se como importante ferramenta para a promoção da QVT na equipe de enfermagem da CME, trabalhando de forma interativa e lúdica com aspectos organizacionais complexos dentro do contexto de análise. Considera-se que tais estratégias venham a ganhar maior espaço das instituições de saúde, para que tais elementos possam ser trabalhados em conjunto com gestores e equipe a fim de promover a efetiva QVT e uma prestação de serviços em saúde cada vez mais humanizada. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Aparecida Spagnol, UFMG

Enfermeira. Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Saúde Coletiva. Pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Cergy Pontoise- França. 

Bárbara Kellen Souza Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Graduada na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista PROEX-UFMG durante o desenvolvimento do projeto. 

Érica Santana Candian, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluna do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista PROEX-UFMG durante o desenvolvimento do projeto. 

Rosângela Oliveira Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Coordenadora de Enfermagem do Centro de Material e Esterilização do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Vanda Custódia Felipe Manoel, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira do Centro de Material e Esterilização do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Andreia Rodrigues Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira do Centro de Material e Esterilização do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Publicado

2015-10-07

Cómo citar

Spagnol, C. A., Oliveira, B. K. S., Candian, Érica S., Santos, R. O., Manoel, V. C. F., & Moreira, A. R. (2015). O jogo como estratégia de promoção de qualidade de vida no trabalho no centro de material e esterilização. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.1064

Número

Sección

Artigos Originais