Capacidade do autocuidado de crianças com paralisia cerebral atendidas em um centro de referência
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.110Palabras clave:
Paralisia Cerebral, criança, autocuidadoResumen
A Paralisia Cerebral provoca limitações que interferem diretamente sob diversos aspectos na vida da criança, entre eles, o autocuidado: capacidade de cuidar de si mesmo. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a capacidade de autocuidado em crianças com Paralisia Cerebral utilizando o teste funcional norte americano Pediatric Evaluation of Disability Inventory – Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI). Foram realizadas entrevistas com os cuidadores de crianças portadoras de Paralisia Cerebral atendidas no Núcleo de Reabilitação Nossa Senhora da Saúde, Diamantina/MG. Na escala de Habilidades Funcionais e de Assistência do Cuidador, 80% das crianças demonstraram atraso ou desenvolvimento inferior ao esperado, resultando em uma maior necessidade de assistência do cuidador em atividades da vida diária. Todas as habilidades funcionais apresentam déficit em seu desempenho, dentre elas a menos comprometida foi a de alimentação. Os resultados demonstraram a necessidade de condições favoráveis à promoção de independência da criança no domicílio, considerando o que ela tem condições de fazer sozinha, mesmo que com dificuldade, e aquilo que há necessidade de auxílio. Neste sentido, os serviços de atenção primária à saúde configuram-se parceiros importantes do centro de referência para a promoção e orientação do autocuidado de crianças com paralisia cerebral.
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Derechos de autor 2012 Leiliane Maria da Cunha Mourão, Alisson Araújo
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