Percepção dos estudantes de graduação em enfermagem sobre o trabalho do enfermeiro
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v6i3.1118Palabras clave:
Educação em Enfermagem, Programas de graduação em enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Papel do profissional de enfermagem.Resumen
Objetivo: identificar a percepção que os estudantes de enfermagem possuem acerca do trabalho do enfermeiro. Metodologia: pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, realizada em uma instituição de ensino superior, durante o mês de novembro de 2014. Participaram do estudo 33 alunos de um curso de graduação em enfermagem. A estratégia adotada para obtenção dos dados foi a entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. O projeto passou pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Leão Sampaio com Protocolo de Aprovação CAAE 30960413.4.0000.5048. Resultados: evidenciou-se que há prevalência de adultos jovens do sexo feminino. As falas dos estudantes permitiu a organização dos dados em três categorias temáticas, sendo elas “Identificação com a profissão”, “Características humanitárias” e “Funções assistenciais e gerenciais”. Eles relacionam o trabalho do enfermeiro como uma atividade voltada para o cuidado; associam a imagem do profissional como uma pessoa dedicada, com o papel de fundamental responsabilidade na recuperação e reabilitação do paciente, utilizando-se da humanização e dedicação. Considerações finais: a análise das descrições revelou que os estudantes percebem a enfermagem como uma profissão que requer carinho e amor ao próximo. Visualizam o trabalho do enfermeiro como um profissional de importância na assistência e que existe uma grande apreensão dos acadêmicos, quando se trata das perspectivas à profissão. Pois, acreditam que não estão preparados para atuarem. Outro fator percebido por eles é que o trabalho é amplo e envolve múltiplas dimensões.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Ana Maria Machado Borges, Rosanny Souza Brito, Samara Naiana Ferreira das Chagas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.