Violência escolar: uma percepção da causa na visão do profissional não docente

Autores/as

  • Luciana Netto Universidade Federal de São João del Rei
  • Rayssa Nogueira Rodrigues Universidade Federal de São João del Rei
  • Mariana Aparecida Costa Universidade Federal de São João del Rei
  • Gabriel Tatagiba
  • Jaqueline Santos

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.297

Palabras clave:

Comportamento do Adolescente, violência, educação

Resumen

Trata-se de um estudo  qualitativo cujo objetivo é analisar os significados que a violência assume bem como as formas como  manifesta sua causa a partir de depoimentos de funcionários de uma escola pública de um município mineiro. No que tange as causas os entrevistados inferiram a relação com o professor; família; ausência/desconhecimento de motivos; conflito gerado fora do ambiente escolar como possíveis preditores do fenômeno. Debruçada na protagonização que dispõe a violência escolar,  a abordagem dispôs, em sua maioria, à condição social do indivíduo. Conclui-se que a violência tem origem multifatorial, mas que a escola constitui fonte privilegiada  de mediação da violência     visto que é  neste ambiente que se revela  a dissonância no  sistema remetendo  a reprodução de desigualdades. Sua missão de ser democrática e inclusiva não é acompanha pela demanda social, assim, o que se evidencia é uma ambiente de segregação e exclusão ao outro. 

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Publicado

2013-06-05

Cómo citar

Netto, L., Rodrigues, R. N., Costa, M. A., Tatagiba, G., & Santos, J. (2013). Violência escolar: uma percepção da causa na visão do profissional não docente. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.297

Número

Sección

Artigos Originais