Características das ações de educação em saúde para adolescentes

Autores/as

  • Thaís Thaler Souza UFMG
  • Adriano Marçal Pimenta UFMG

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.314

Palabras clave:

Educação em saúde

Resumen

Este estudo objetivou caracterizar as ações desenvolvidas no âmbito de educação em saúde para adolescentes. Para isso foi realizada uma busca de publicações sobre o tema nas bases de dados BVS, LILACS e SCIELO, tendo como descritores: adolescentes/ adolescent, promoção em saúde/ health promotion e educação em saúde/ health education. A amostra foi composta por 15 artigos, dos quais foram analisadas as variáveis: escolha do tema das oficinas, associação com a escola, quantidade de alunos, faixa etária, número de oficinas, duração e a metodologia. A escolha do tema sexualidade prevaleceu (n = 13); todos relataram alguma parceria, em sua maioria com a escola (n = 11); foi encontrada uma mediana de 15 jovens; a maioria dos artigos selecionou uma faixa etária específica (n = 12); houve uma média de 7 oficinas por grupo; a variação de tempo foi  de 2 horas e 35 minutos; a maioria optou pela análise qualitativa (n = 8) com abordagem do tipo pesquisa-ação (n = 5);  e metodologia freireana e lúdica. Através deste estudo foi possível identificar características comuns entre as ações de educação em saúde para adolescentes que, ao serem divulgadas, podem auxiliar na elaboração e execução de outras atividades educativas com o público-alvo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thaís Thaler Souza, UFMG

Discente do curso de Terapia Ocupacional da UFMG

Adriano Marçal Pimenta, UFMG

Doutor em Enfermagem, Professor adjunto II do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG).

Publicado

2013-06-05

Cómo citar

Souza, T. T., & Pimenta, A. M. (2013). Características das ações de educação em saúde para adolescentes. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.314

Número

Sección

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura