Competências profissionais para enfermeiros hospitalares: uma análise documental
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3249Palabras clave:
Enfermeiros, Competência Profissional, Educação Superior, Hospitais, Estratégias.Resumen
Objetivo: Analisar as competências profissionais requeridas para a atuação do enfermeiro hospitalar e aquelas implementadas durante a sua formação acadêmica. Método: Estudo documental, qualitativo, tendo como cenário uma instituição hospitalar pública e uma instituição de ensino superior, sendo fontes de evidências documentos legais das referidas instituições, os dados coletados de outubro de 2016 a janeiro de 2017. Foi utilizada a análise temática indutiva dos dados. Resultados: Permitiram identificar competências clínicas, como postura profissional e habilidades técnicas e gerenciais, como liderança e comunicação, em ambos os documentos, sendo algumas implementadas na formação acadêmica, porém não exigidas pela organização hospitalar, outras requeridas apenas pelo hospital e não desenvolvidas na formação acadêmica e, finalmente, algumas presentes nas duas instituições. Conclusões: Evidenciaram-se similaridades entre o requerido em uma instituição hospitalar e o ensinado na graduação, porém há a necessidade de centros formadores e gestores quanto a implementar estratégias para o desenvolvimento de competências clinicas e gerenciais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Publicado
2019-08-16
Cómo citar
Leal, L. A., Soares, M. I., da Silva, B. R., de Souza Brito, L. J., Bernardes, A. B., & Henriques, S. H. (2019). Competências profissionais para enfermeiros hospitalares: uma análise documental. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3249
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
Derechos de autor 2018 Laura Andrian Leal, Mirelle Inácio Soares, Beatriz Regina da Silva, Lana Joscasta de Souza Brito, Andrea Bernardes Bernardes, Silvia Helena Henriques
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.