Oficinas como estratégia de ensino-aprendizagem: relato de experiência de docentes de enfermagem

Autores/as

  • Elaine Cristina Rodrigues Gesteira UFSJ
  • Elaine Cristina Dias Franco UFSJ
  • Elen Soraia de Menezes Cabral UFSJ
  • Patrícia Pinto braga UFSJ
  • Virgínia Junqueira Oliveira UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.33

Palabras clave:

ensino, enfermagem materno-infantil, enfermagem pediátrica

Resumen

Ao conduzir os alunos para o cuidado de enfermagem, notamos que os mesmos sentem-se inseguros para realizar a assistência à mulher e a criança, pois, emergem temores relacionados não somente a realização das ações de enfermagem, como também, ao desafio de articular teoria e prática. Assim este estudo objetivou relatar a experiência docente na utilização de oficinas como estratégia de ensino para a unidade curricular - prática de integração ensino serviço e comunidade (PIESC) norteada pela teoria da aprendizagem Vygotskiana.  Através das oficinas e da observação participante junto aos acadêmicos do curso de enfermagem, o estudo comportou dois movimentos, primeiro: oficina integradora, onde levantamos as dificuldades de articulação teórico-prática vivenciadas no cuidado à saúde da mulher e da criança, no segundo momento, através da oficina pedagógica, orientamos os discentes a pesquisarem os casos clínicos vivenciados na prática, com posterior apresentação e debate com a finalidade de amenizar as dificuldades teórico-práticas. Na avaliação final das oficinas, verificamos uma maior autonomia e interesse do grupo discente pela saúde materno-infantil e pediátrica e uma formação crítico-reflexiva sobre o processo de cuidar em enfermagem na perspectiva da integralidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elaine Cristina Rodrigues Gesteira, UFSJ

Enfermeira Pediátrica. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP.

Professora Assistente na área de Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de São João Del Rei-CCO

Elaine Cristina Dias Franco, UFSJ

Enfermeira.Mestre na área de promoção à saúde pela Universidade de Franca -UNIFRAN.

Professora Assistente na área de Administração em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei-CCO

Elen Soraia de Menezes Cabral, UFSJ

Enfermeira.Mestre na área de Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Professora Assistente na área de Saúde da Criança e do Adolescente da  Universidade Federal de São João Del Rei-CCO

Patrícia Pinto braga, UFSJ

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Professora Assistente na área de Saúde da Criança e do Adolescente da  Universidade Federal de São João Del Rei-CCO

Virgínia Junqueira Oliveira, UFSJ

Enfermeira Obstétrica.Mestre na área de Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Professora Assistente na área de Saúde da Mulher da Universidade Federal de São João Del Rei-CCO

Publicado

2012-07-13

Cómo citar

Gesteira, E. C. R., Franco, E. C. D., Cabral, E. S. de M., braga, P. P., & Oliveira, V. J. (2012). Oficinas como estratégia de ensino-aprendizagem: relato de experiência de docentes de enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.33

Número

Sección

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica