Estratégias de ensino e aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar neonatal para enfermagem: revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3572Palabras clave:
Reanimação Cardiopulmonar. Recém-nascido. Educação em Enfermagem.Resumen
Objetivo: Analisar evidências científicas sobre as estratégias de ensino e aprendizagem quanto à ressuscitação cardiopulmonar neonatal utilizadas na atualidade para a enfermagem. Método: Revisão integrativa realizada, nas bases de dados National Library of Medicine, no National Institutes of Health, na Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, na Latin-American and Caribbean System on Health Sciences Information, Embase, por meio do aplicativo Rayyan. Resultados: Identificaram-se 244 estudos e selecionaram-se 21. Elaboraram-se as categorias: principais estratégias de ensino e aprendizagem sobre ressuscitação cardiopulmonar neonatal; efetividade das estratégias de ensino e aprendizagem e lacunas no processo de ensino e aprendizagem. As principais estratégias foram: programa Helping Babies Breathe; simulação em laboratório, simulação in situ; e associação de estratégias. Todas se apresentaram efetivas, para o processo de ensino e aprendizagem, e a lacuna identificada foi a dificuldade em reter o conhecimento adquirido. Conclusão: As estratégias são na maioria inovadoras e efetivas para o processo de ensino e aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar neonatal.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Publicado
2019-12-24
Cómo citar
de Oliveira, J. L. G., Nascimento, J. da S. G., Dalri, M. C. B., & Torres, G. S. (2019). Estratégias de ensino e aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar neonatal para enfermagem: revisão integrativa da literatura. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3572
Número
Sección
Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura
Licencia
Derechos de autor 2018 Jordana Luiza Gouvêa de Oliveira, Juliana da Silva Garcia Nascimento, Maria Célia Barcellos Dalri, Gabriel Segura Torres
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.