A saúde da pessoa idosa no contexto da pandemia pelo Coronavírus: considerações para a enfermagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3789

Palabras clave:

Enfermagem Geriátrica, Idoso, Infecções por Coronavirus, Atenção Primária à Saúde, Hospitalização

Resumen

Objetivo: Refletir sobre a saúde da pessoa idosa na pandemia pelo COVID - 19, para a elaboração de orientações de enfermagem, dirigidas a Atenção Primária à Saúde e à Assistência Hospitalar Especializada. Método: Análise e discussão à luz da produção científica sobre a COVID 19, pautando-se em indicadores epidemiológicos, clínicos, políticos, sociais e espirituais, considerados estruturantes do cuidado de enfermagem. Resultados: Identificou-se que a prática de enfermagem deve ser direcionada à pessoa idosa em três situações específicas e a seus desdobramentos: o idoso frágil e acamado na comunidade; o idoso autônomo e independente em isolamento social; o idoso em potencial risco de hospitalização. Conclusão: O estudo identificou que idosos acamados, residentes em comunidades, compõem o grupo de alto risco dessa pandemia. Entende-se que os esforços para que a situação seja contida, requer empenho coletivo e conscientização da população e do cuidador do idoso. Sendo então, a articulação, os esforços e apelos realizados pelos profissionais de saúde, parte fundamental, para que ocorra a promoção da saúde e não só auxílio para resolutividade de comorbidades e recuperação dele. Ademais, também é dever do Estado acolher a população vulnerável, considerando os determinantes sociais implicados no processo de adoecimento a fim de minimizar os danos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Miranda da Fonseca Marins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ana Maria Domingos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública, da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Sabrina da Costa Machado Duarte, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Metodologia da Enfermagem, da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rafael Barroso Gaspar, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeiro do Hospital Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Enfermagem.

Simone Feliciano de Abreu, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira, coordenadora da Unidade da Terceira Idade no Programa de Assistência Integral a Pessoa Idosa no Instituto de Atenção Básica São Francisco de Assis UFRJ.

Lizandra Quintiliano de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Discente do Curso de Enfermagem, da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

2020-10-14

Cómo citar

Marins, A. M. da F., Domingos, A. M., Duarte, S. da C. M., Gaspar, R. B., Abreu, S. F. de, & Carvalho, L. Q. de. (2020). A saúde da pessoa idosa no contexto da pandemia pelo Coronavírus: considerações para a enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3789

Número

Sección

Reflexão Teórica