Práticas pedagógicas adotadas por docentes na formação de enfermeiros-líderes
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4239Palabras clave:
, Enfermagem, Liderança, Educação em Enfermagem, Gestão em Saúde, Docentes de Enfermagem.Resumen
Objetivo: Conhecer as práticas pedagógicas adotadas por docentes de enfermagem, para a formação de enfermeiros-líderes. Método: Estudo de caso, de abordagem qualitativa, realizado com 36 docentes de enfermagem de uma universidade pública no estado da Bahia. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados tratados conforme o referencial teórico de Paulo Freire, com auxílio da Análise Temática e do software Nvivo®11. Resultados: Os docentes reconhecem o ensino da liderança inserido nas discussões teórico-práticas, buscam atuar como facilitadores no ensino da liderança e valorizam a inserção desta, na matriz curricular, bem como o estímulo à autonomia e crítica reflexiva dos discentes. Conclusão: Faz-se importante a inserção do ensino da liderança na matriz curricular, conhecendo as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes, no sentido de fortalecer a autonomia e o raciocínio crítico dos discentes, durante o processo de ensino e aprendizagem.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Publicado
2021-12-23
Cómo citar
Varanda, P. A. G., Amestoy, S. C., Silva, G. T. R. da, Backes, V. M. S., Trindade, L. de L., & Báo, A. C. P. (2021). Práticas pedagógicas adotadas por docentes na formação de enfermeiros-líderes. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4239
Número
Sección
Artigos Originais