Intervenção educativa dos pacientes com doença renal crônica terminal: fatores de risco e complicações associadas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4354

Palabras clave:

Educação em saúde, Gestão do conhecimento, Cuidados de enfermagem, Diálise renal, Saúde pública.

Resumen

Objetivo: avaliar o conhecimento dos pacientes com doença renal crônica terminal quanto aos fatores de risco e complicações associadas antes e após uma intervenção educativa. Método: estudo de intervenção, randomizado com 101 participantes subdivididos em dois grupos de um setor de hemodiálise entre 2019 a julho de 2020. Para as análises fizeram-se testes McNemar, t-Student pareado, Qui-Quadrado de Pearson e Exato de Fisher, com nível de significância de 5%. Resultados: após intervenção, houve diminuição significativa (p<0,05) das complicações como hipotensão, hipoglicemia, câimbra, náuseas ,tremores, calafrio e febre. As equipes de enfermagem e médica verificaram posicionamento ativo dos participantes quanto aos cuidados com a fístula arteriovenosa e com o cateter venoso central. O aumento do conhecimento sobre o processo de hemodiálise propiciou entender a causa das complicações associadas ao tratamento. Conclusão: a ação educativa foi efetiva e gerou indicadores de avaliação positivos, permitindo que os participantes se tornassem protagonistas do autocuidado.

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Biografía del autor/a

Juliana Costa Corgozinho, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Enfermeira. Mestre em Ensino em Saúde. Enfermeira da hemodiálise da Santa Casa de caridade de Diamantina,Minas Gerais.

Larissa Paterno Cordeiro Araújo, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Enfermeira da hemodiálise da Santa Casa de Caridade de Diamantina,Minas Gerais.

Débora Maria de Souza Araújo, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, Brasil

Discente de Enfermagem da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, Brasil

Thabata Coaglio Lucas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, Brasil

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutora em Bioengenharia. Professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Programa de Pós graduação em Ciências da Saúde.

Publicado

2022-11-10

Cómo citar

Corgozinho, J. C., Araújo, L. P. C., Araújo, D. M. de S., & Lucas, T. C. (2022). Intervenção educativa dos pacientes com doença renal crônica terminal: fatores de risco e complicações associadas. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 12. https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4354

Número

Sección

Artigos Originais