Análise das imagens de campanhas sobre prevenção do suicídio na adolescência: estudo qualitativo
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4381Palabras clave:
Pôster, Suicídio, Prevenção PrimáriaResumen
Objetivo: analisar as imagens veiculadas nas campanhas de prevenção do suicídio realizadas pelos órgãos representativos da área da saúde de países da América Latina. Métodos: pesquisa descritiva de abordagem qualitativa ancorado na perspectiva da análise de imagem. O corpus textual foram cartazes de campanhas de prevenção ao suicídio de organizações governamentais e não governamentais representativas da América Latina. Os dados foram coletados e organizados à luz das etapas da análise de imagem. Resultados: foram analisados seis cartazes que fez emergir 9 subtemas que construíram um único tema: Prevenção ao suicídio, sendo esse o princípio do conhecimento difundido. Conclusão: as mensagens veiculadas abordam os principais assuntos que envolvem a temática e pontos importantes de serem trabalhados pela enfermagem e demais profissionais de saúde através de signos icônicos, plásticos e linguísticos que dialogam com o público de adolescentes, contribuindo para a construção de futuros cartazes de prevenção do suicídio.