O ensino do processo de enfermagem no contexto da Pandemia da Covid- 19

Autores/as

  • Luciana Regina Ferreira da Mata Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4438

Resumen

Diante do distanciamento social posto pela pandemia, como podemos lançar mão de estratégias pedagógicas para conduzir o ensino do processo de enfermagem? Dentre algumas possibilidades, têm-se o trabalho com pequenos grupos virtuais a partir de vídeos de simulação clínica que caracterizam um cenário para coleta de dados, estudos de casos fictícios para ensino do raciocínio diagnóstico, e a implementação de jogos virtuais para estabelecer feedback do conteúdo apreendido ao final das aulas. Essa discussão não se encerra. Neste momento, é comum termos mais perguntas do que respostas, mas a partilha destas preocupações permite reflexão e tomadas de decisões coletivas frente ao processo ensino-aprendizagem. Diante desses duradouros meses de pandemia da Covid-19 fica também uma certeza de que é possível mediar o ensino de alguns conteúdos por meio de ferramentas virtuais. Todavia, a interação humana e o contato físico que se dão por meio da prática clínica são imprescindíveis para consumação do aprendizado do processo de enfermagem.

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Publicado

2021-07-23

Cómo citar

da Mata, L. R. F. (2021). O ensino do processo de enfermagem no contexto da Pandemia da Covid- 19. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4438