EFICACIA DE LA IMPLANTACIÓN GUIADA POR ULTRASONIDO DE CATÉTER CENTRAL DE INSERCIÓN PERIFÉRICA EN PACIENTES ONCOLÓGICOS

Autores/as

  • Ana Paula Rodrigues Siqueira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Daniel Aragão Machado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Alessandra de Sá Earp Siqueira Instituto Nacional do Câncer
  • Hellen Roehrs Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Cristiano Bertolossi Marta Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Monique de Sousa Furtado Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ)
  • Roberto Carlos Lyra da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v14i0.5120

Palabras clave:

Cateterismo Periférico; Neoplasias Hematológicas; Efectividad.

Resumen

Objetivo: Evaluar la efectividad de la técnica de inserción del catéter central de inserción periférica (PICC) guiada por ecografía en comparación con las técnicas convencionales y de fluoroscopia. Métodos: Análisis retrospectivo de la ocurrencia de complicaciones relacionadas con el catéter central de inserción periférica en pacientes oncohematológicos. Se compararon tres escenarios de inserción de PICC, técnica convencional, técnica de ultrasonido e inserción de fluoroscopia. Resultados: Se analizaron un total de 227 PICC. Presentaron complicaciones relacionadas con el catéter en el 24,3% con la técnica convencional, el 30,4% con la técnica de fluoroscopia y el 21,5% con la ecografía. Conclusiones: El estudio demuestra que el PICC es un dispositivo cada vez más adecuado para pacientes que necesitan terapia intravenosa prolongada. En los tres escenarios analizados, la ecografía demostró ser una tecnología de punta y presentó resultados positivos al analizar la ocurrencia de complicaciones y también presentó una estadía prolongada en pacientes oncohematológicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula Rodrigues Siqueira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Tecnologista senior do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Pesquisadora da Divisão de Avaliação de Tecnologias em Saúde (DATS/INCA). Doutoranda em enfermagem e biociências pela UNIRIO. Membro técnico do Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde (LAETS/UNIRIO). Atuou como diretora do Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde (SE/MS) e mebro suplente da CONITEC.

Daniel Aragão Machado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado I do Departamento de Enfermagem Fundamental, da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - EEAP/Unirio (entrada: 2012). Doutor em Biociências (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2014). Mestre em Enfermagem (EEAP/Unirio, 2010). Especialista em Gestão de Hospitais Universitários Federais no SUS (Hospital Sírio Libanês, 2016). Especialista em Enfermagem Clínica e Cirúrgica Geral (Hospital dos Servidores do Estado - Residência, 2008), Pós-graduado em Enfermagem Intensiva de Alta Complexidade (Universidade Gama Filho, 2008). Graduado em Enfermagem (Unirio, 2005). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (desde 2016). Pesquisador do Laboratório de Avaliação Econômica e Tecnologias em Saúde (desde 2016)

Alessandra de Sá Earp Siqueira, Instituto Nacional do Câncer

Doutora em Clínica Médica na área de Gestão e Mestre em Cardiologia pela UFRJ. Analista em C&T em Gestão Pública desde 2011. Residência Médica em Clínica Médica e Cardiologia pela UERJ e MBA em Gestão Saúde pela COPPEAD. É médica membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Atuou como Diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia na SCTIE/Ministério da Saúde, como Coordenadora Geral de Assistência na SEMS do MS no RJ e como chefe de Divisão de Diagnóstico e assessora da Direção Geral do INCA. Professora da FGV no MBA de Gestão em Saúde nas áreas de: Gestão de Projetos, Sistemas de Saúde , Ética e Responsabilidade Social no MBA e Gestão de Pessoas com foco em Liderança de alta performance no MBA e no Mestrado Internacional com SCITE/Portugal. Possui ampla experiência em gestão pública e privada com foco em resultados, tendo desenvolvido e coordenado projetos voltados na áreas de: gestão de dados e informação em saúde, tecnologia de informação, planejamento estratégico, gestão participativa, economia da saúde e inovações tecnológicas.Atuou em projetos e iniciativas voltados para o aperfeiçoamento e gestão de serviços.

Hellen Roehrs, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia Licenciatura pela Universidade Federal do Paraná (2003), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (2016). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Fundamental (DEF), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Membro do grupo de pesquisa Tecnologia e Inovação em Saúde TIS/UFPR. Possui experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Fundamental e Saúde do Adulto e do Idoso, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, revisão sistemática, urgências e emergências, suporte avançado de vida, simulação de alta fidelidade, feridas crônicas, cateteres centrais de inserção periférica, ética e bioética.

Cristiano Bertolossi Marta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ) e Pós-doutorado pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/BASis). Coordenador da Câmara Técnica Gestão de Projetos de Investimento e Tecnologias em Saúde do Conselho Regional de Enfermagem - Rio de Janeiro (COREN-RJ). Professor Associado e coordenador da subárea de Administração em Enfermagem do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DFEN/FENF/UERJ) atuando como docente preceptor do Estágio Supervisionado na modalidade de Internato em Enfermagem e docente responsável pela disciplina Suporte Assistencial de Enfermagem na Residência em Enfermagem. Nessas atividades, há o desenvolvimento de discussões sobre a temática ligada a ATS, tomada de decisão para incorporação de tecnologias. Além disso, há o desenvolvimento de orientações de trabalhos de conclusão de curso da graduação e pós-graduação com a temática ATS. Atuo como Membro do Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde (LAETS) da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (EEAP/UNIRIO) onde participo de bancas de qualificação e defesa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu dentro dessa temática. Atuo como Diretor do Núcleo de Pesquisa e Coordenador do Programa de Iniciação Científica da Universidade Veiga de Almeida. Pesquisador Líder do Núcleo de Avaliação de Tecnologias e Economia em Saúde e Segurança do Paciente (NATESSP) da Universidade Veiga de Almeida, onde apresento a temática na graduação e pós-graduação Lato Sensu. Possuo experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, Administração e Fundamentos em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança do paciente, Prevenção e Tratamento das DST/AIDS, Gestão de Curso de Graduação em Enfermagem, Avaliação de Tecnologias em Saúde, Avaliação Econômica e Avaliação de custos.

Monique de Sousa Furtado, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ)

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017). Possui Especialização em Enfermagem intensivista na modalidade residencia pela UERJ e Estomaterapia pela UERJ e Graduação em Enfermagem na Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010).Membro do grupo de pesquisa LAETS - Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde. Atualmente trabalha como enfermeira no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ).

Roberto Carlos Lyra da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE) e Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC); Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. É Professor Titular do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (desde dezembro de 2022) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Enfermagem e Biociências. Membro do Comitê de Produtos e Procedimentos da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias em Saúde - Conitec, do Ministério da Saúde. Pesquisador Líder do Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde - LAETS/CNPq e Coordenador do Laboratório de Simulação e Avaliação de Usabilidade e Fator Humano da UNIRIO. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde - ATS, avaliação de usabilidade e fator humano e segurança do paciente. Contatos pelo e-mail roberto.c.silva@unirio.br ORCID https://orcid.org/0000-0001-9416-9525 https://publons.com/researcher/M-9204-2019/ https://www.researchgate.net/lab/Roberto-Carlos-Silva-Lab

Publicado

2024-12-19

Cómo citar

Rodrigues Siqueira, A. P., Aragão Machado, D., de Sá Earp Siqueira, A., Roehrs, H., Bertolossi Marta, C., de Sousa Furtado, M., & Lyra da Silva, R. C. (2024). EFICACIA DE LA IMPLANTACIÓN GUIADA POR ULTRASONIDO DE CATÉTER CENTRAL DE INSERCIÓN PERIFÉRICA EN PACIENTES ONCOLÓGICOS. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 14. https://doi.org/10.19175/recom.v14i0.5120

Número

Sección

Artigos Originais