Estratégias de organização e fortalecimento do trabalho na equipe de saúde da família

Autores/as

  • Danielle Araújo Moreira UFMG
  • Natália Cássia Horta UFMG; PUC
  • Maria José Menezes Brito UFMG
  • Lizziane D´Avila Pereira UFMG
  • Lívia Cozer Montenegro UFMG

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.637

Palabras clave:

Ambiente de trabalho, Esgotamento profissional, Saúde da família

Resumen

Este estudo tem por objetivo relatar a experiência de profissionais de uma equipe da Estratégia Saúde da Família no desenvolvimento de estratégias que possibilitem a redução dos fatores geradores do desgaste profissional no cotidiano de trabalho. A abordagem principal consistiu na construção e organização de três oficinas teórico-práticas realizadas no mês de agosto de 2013, no município de Belo Horizonte, Minas Gerais. Participaram das discussões oito profissionais, sendo a gerente da unidade, uma enfermeira, dois auxiliares de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde.Por meio de metodologia participativa e análise qualitativa dos resultados, buscou-se levantar estratégias para amenizar os fatores geradores de desgaste profissional. Os resultados obtidos foram positivos, culminando no compartilhamento de vivências entre os profissionais, propiciando o desenvolvimento de estratégias passíveis de serem implementadas nas práticas e nos contextos de trabalho. Na avaliação final, verificou-se que as oficinas foram relevantes, pois de forma lúdica e participativa, possibilitaram momentos de troca de experiência, interação, reflexão e, principalmente, fortalecimento da equipe.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danielle Araújo Moreira, UFMG

Enfermeira, especialista em Saúde Coletiva, mestranda em Enfermagem pela EEUFMG, pesquisadora do NUPAE (Núcleo de Pesquisa Administração em Enfermagem).

Natália Cássia Horta, UFMG; PUC

Enfermeira, doutora em Enfermagem pela EEUFMG, professora adjunta III da PUC, pesquisadora do NUPEPE (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem).

Maria José Menezes Brito, UFMG

Enfermeira, Doutora em Administração pela UFMG, Professora Associada da EEUFMG - Departamento de Enfermagem Aplicada, Líder do NUPAE (Núcleo de Pesquisa Administração em Enfermagem). Membro/Pesquisadora do Grupo de Pesquisa PRAXIS- UFSC.

Lizziane D´Avila Pereira, UFMG

Enfermeira, especialista em docência do Ensino Superior, mestranda em Enfermagem pela EEUFMG, pesquisadora do NUPEPE (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem).

Lívia Cozer Montenegro, UFMG

Enfermeira, doutora em Enfermagem pela EEUFMG, professora substituta na EEUFMG, diretora da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Minas Gerais, pesquisadora do NUPAE (Núcleo de Pesquisa Administração em Enfermagem).

Publicado

2016-04-28

Cómo citar

Moreira, D. A., Horta, N. C., Brito, M. J. M., Pereira, L. D., & Montenegro, L. C. (2016). Estratégias de organização e fortalecimento do trabalho na equipe de saúde da família. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.637

Número

Sección

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica