Evolução histórica do uso e abuso de álcool e os serviços de saúde mental

Autores/as

  • Richardson Miranda Machado Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
  • Moacyr Lobo da Costa Junior Universidade de Sao Paulo

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.7

Resumen

A dependência química na atualidade é caracterizada como um fenômeno social que representa um grave problema à saúde pública mundial. Visando subsidiar informações que favoreçam o planejamento de estratégias de intervenção e prevenção, foi realizada uma revisão integrativa de literatura com o objetivo de identificar e analisar a produção científica sobre a evolução histórica do uso e abuso de álcool e os serviços de saúde mental. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados da LILACS, MEDLINE e BDENF do sítio da biblioteca virtual de saúde BIREME, o que resultou em uma amostra de 26 artigos. Os resultados evidenciam profundas alterações político-ideológicas no que se refere a abordagem ao alcoolismo e os serviços de saúde mental, emergindo de um sistema punitivista de tratamento até a concepção dos Centros de Atenção psicossocial cujos trabalhos se apóiam na estrutura familiar e na reinserção social do paciente como forma de tratamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Richardson Miranda Machado, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/2002). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2005). Doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP/2010). Extensão Universitária em Psicologia della Salute, Psichiatria e Amministrazione Pubblica pela Universita di Bologna, UNIBO, Bologna, Itália. Extension en Promoción de la salud por la Universidad de Concepción, UC, Concepción, Chile. Professor Adjunto Sub-área: Psiquiatria da Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Centro Oeste Dona Lindu, Divinópolis/MG.

Moacyr Lobo da Costa Junior, Universidade de Sao Paulo

possui graduação em Estatística - IME pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor livre docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Estatística de Mortalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, causas externas de mortalidade, qualidade de vida, tuberculose, classificação internacional de doenças e hipertensão.

Publicado

2012-03-09

Cómo citar

Machado, R. M., & Junior, M. L. da C. (2012). Evolução histórica do uso e abuso de álcool e os serviços de saúde mental. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.7

Número

Sección

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura