Cuida-me! Percepções de pessoas com úlceras de perna sobre as orientações de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.733Palabras clave:
Úlcera crônica, Educação em saúde, Cuidados de enfermagemResumen
O objetivo do estudo foi conhecer a atuação da enfermagem na educação em saúde para o autocuidado de pessoas com úlceras crônicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em um município de Minas Gerais, com nove usuários que participaram de um projeto de extensão e pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, realizadas nos meses de fevereiro a abril de 2013. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra e utilizou-se a Análise de Conteúdo na modalidade temática para análise dos dados. Os resultados permitiram evidenciar mudanças após a educação em saúde no cotidiano dos participantes por meio das práticas educativas que foram capazes de empoderar os usuários nos cuidados diários, favorecendo a cicatrização e cuidados no pós-alta. As práticas educativas mostram-se como a melhor maneira de conscientizar a pessoa com lesões de continuidade sobre a importância dos cuidados diários com a ferida, seja com a técnica correta do curativo, medicamentos ou alimentação. É um momento singular no qual, indivíduo e profissional de saúde com abordagem integral, humanizada e respaldada em conhecimentos científicos discutem as informações acerca do tratamento da úlcera, possibilitando maior envolvimento dessas pessoas para o próprio cuidado.
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Derechos de autor 2015 Maísa Mara Lopes Macedo, Débora Aparecida Silva Souza, Fernanda Moura Lanza, Daniel Nogueira Cortez, Beatriz Amaral Moreira, Rayssa Nogueira Rodrigues
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