Cinema como recurso no ensino do transtorno de Asperger
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.746Palabras clave:
psiquiatria infantil, cinema, educação em enfermagem, saúde mentalResumen
O Transtorno de Asperger é uma subcategoria dos Transtornos Globais do Desenvolvimento caracterizado pelo desvio qualitativo na interação social e no uso da imaginação. Este estudo tem como objetivo identificar aspectos da psicopatologia do desenvolvimento infantil, particularmente do Transtorno de Asperger em personagens de filmes cinematográficos. Realizada pesquisa qualitativa de natureza interpretativa através de estudo de caso dos filmes que apresentam narrativas e personagens com Transtorno de Asperger. A partir da análise dos filmes verificam-se a presença da psicopatologia do desenvolvimento infantil, particularmente do Transtorno de Asperger nos personagens. Conclui-se que o uso da tecnologia midiática, especialmente os filmes cinematográficos, é um recurso didático adequado para o ensino de psicopatologia dos Transtornos Globais do Desenvolvimento.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Fernanda Van’t Hooft Cota, Nadja Cristiane Lappann Botti
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.