Cinema como recurso no ensino do transtorno de Asperger

Autores/as

  • Fernanda Van’t Hooft Cota UFSJ
  • Nadja Cristiane Lappann Botti UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.746

Palabras clave:

psiquiatria infantil, cinema, educação em enfermagem, saúde mental

Resumen

O Transtorno de Asperger é uma subcategoria dos Transtornos Globais do Desenvolvimento caracterizado pelo desvio qualitativo na interação social e no uso da imaginação. Este estudo tem como objetivo identificar aspectos da psicopatologia do desenvolvimento infantil, particularmente do Transtorno de Asperger em personagens de filmes cinematográficos. Realizada pesquisa qualitativa de natureza interpretativa através de estudo de caso dos filmes que apresentam narrativas e personagens com Transtorno de Asperger. A partir da análise dos filmes verificam-se a presença da psicopatologia do desenvolvimento infantil, particularmente do Transtorno de Asperger nos personagens. Conclui-se que o uso da tecnologia midiática, especialmente os filmes cinematográficos, é um recurso didático adequado para o ensino de psicopatologia dos Transtornos Globais do Desenvolvimento. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Van’t Hooft Cota, UFSJ

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de São João Del Rei. 

 

Nadja Cristiane Lappann Botti, UFSJ

Enfermeira, Psicóloga, Professora Adjunto da UFSJ, Doutora em Enfermagem Psiquiátrica

Publicado

2016-04-28

Cómo citar

Cota, F. V. H., & Botti, N. C. L. (2016). Cinema como recurso no ensino do transtorno de Asperger. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.746

Número

Sección

Artigos Originais