Metodologias de Comunicação no Processo de Educação em Saúde

Authors

  • Bruno Guimarães Coelho de Carvalho
  • Lívia Cozer Montenegro

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.148

Keywords:

Comunicação em Saúde, Educação em Saúde, Enfermagem

Abstract

Este estudo trata-se de uma revisão da literatura, de caráter analítico, a respeito das metodologias de comunicação entre profissionais da saúde e usuários no processo de educação em saúde. Foram utilizadas as bases SCIELO, LILACS e PUBMED buscando artigos que descrevessem metodologias que apresentassem resultados positivos em qualificar a comunicação entre profissionais da saúde e usuários.  Os resultados apontaram que ainda existem entraves para o processo, mas que práticas simples, voltadas para o lúdico e a interatividade com a população, tem sido objeto de estudo e de bons resultados nas ações desenvolvidas pelas equipes de saúde. Destacam-se as atividades ligadas ao lúdico, pois favorecem o vinculo entre profissionais e usuários, além de proporcionar ganho de experiência aos profissionais pelo desenvolvimento de novas habilidades comunicativas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Bruno Guimarães Coelho de Carvalho

Graduado em enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG em 2009, atualmente Pós-graduando em Enfermagem em saúde da Família pelo Centro Universitário UNA de Minas Gerais.

Published

2012-10-24

How to Cite

Carvalho, B. G. C. de, & Montenegro, L. C. (2012). Metodologias de Comunicação no Processo de Educação em Saúde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.148

Issue

Section

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura