A mãe acompanhante na UTIN: desafios para equipe assistencial
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.279Palavras-chave:
Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Relações Mãe-Filho, Relações Profissional-Família, Humanização da Assistência, Equipe de Assistência ao Paciente.Resumo
Trata-se de estudo exploratório e descritivo realizado na perspectiva da pesquisa qualitativa com os objetivos de conhecer a percepção de médicas e enfermeiras neonatólogas acerca da presença da mãe na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e analisar os fatores facilitadores e dificultadores das relações entre profissionais de saúde e as mães dos bebês internados na UTIN. O cenário do estudo foi o Hospital Sofia Feldman. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, analisados e organizados em três categorias: Implicações da presença da mãe na UTIN; Fatores que facilitam ou dificultam a relação entre a mãe e os profissionais da equipe e A comunicação como fator determinante das relações entre a equipe e as mães. Os resultados revelam a percepção dos profissionais sobre a importância da presença dos pais na UTIN, especialmente os benefícios da presença materna, para a recuperação do recém-nascido. A comunicação efetiva entre as mães e a equipe assistencial foi apontada como principal estratégia a ser utilizada, sendo determinante para a solução e a minimização dos conflitos. A importância do trabalho multiprofissional é ressaltada, além do reconhecimento dos aspectos emocionais das mães e a interação com a família, a fim de proporcionar segurança, afetividade e atendimento qualificado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
05-06-2013
Como Citar
Santana, Élen F. M., & Madeira, L. M. (2013). A mãe acompanhante na UTIN: desafios para equipe assistencial. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.279
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2013 Élen Fátima Marinho Santana, Lélia Maria Madeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.