Internacionalização e adaptação de graduandas/egressas do curso de enfermagem em mobilidade acadêmica internacional
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4178Palavras-chave:
Internacionalidade, Bacharelado em Enfermagem, Educação em Enfermagem, Enfermagem, Intercâmbio Educacional Internacional.Resumo
Objetivo: Compreender o processo de adaptação e as repercussões da internacionalização para graduandos e egressos do curso de Enfermagem que vivenciaram a mobilidade acadêmica internacional. Método: Estudo qualitativo, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas, com oito ex-intercambistas do programa brasileiro Ciência sem Fronteiras, de cursos de enfermagem de Instituições de Educação Superior de diferentes localidades brasileiras. As entrevistas foram realizadas via videoconferência, as quais foram gravadas para posterior transcrição. Os dados foram analisados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Emergiram cinco discursos: adaptação na Austrália; apoio ao estudante; estilos de vida e comportamento; diversidade cultural e comparação do sistema de saúde e da enfermagem entre Brasil e Austrália. As diferentes culturas possibilitaram a reflexão sobre o contexto multi e interculturais vivenciados, reforçando seus potenciais para a formação profissional e humana. Conclusão: A experiência com o intercâmbio representou um marco transformador, com impactos na vida pessoal e na formação profissional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
23-12-2021
Como Citar
Stieven, A. S., Maestri, E., Oliveira Friestino, J. K., Fonsêca, G. S., & Silva Filho, C. C. (2021). Internacionalização e adaptação de graduandas/egressas do curso de enfermagem em mobilidade acadêmica internacional. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4178
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Ariane Sabina Stieven, Eleine Maestri, Jane Kelly Oliveira Friestino, Graciela Soares Fonsêca, Claudio Claudino Silva Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.