Repercussões da covid-19 para a saúde de adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4456

Palavras-chave:

Saúde do Adolescente, Quarentena, COVID-19, Pandemias, Enfermagem em Saúde Pública

Resumo

Objetivo: compreender as repercussões da pandemia da Coronavirus Disease 2019 para a saúde do adolescente. Método: estudo qualitativo, do tipo ação-participante, fundamentado nos pressupostos de Paulo Freire. Realizou-se um Círculo de Cultura Virtual, com a participação de 11 adolescentes, sendo percorrido as etapas do Itinerário de Pesquisa: Investigação Temática; Codificação e Descodificação e Desvelamento Crítico. Resultados: emergiram dois temas geradores: “A Coronavirus Disease 2019 na adolescência: transformações do presente” e “Como será o amanhã?” Discutiu-se sobre a necessidade de ficar somente em casa, sem ir à escola e nem ver os amigos. Também refletiram sobre o futuro, demonstrando insegurança e preocupação com a situação da família e a valorização do que é importante na vida. Conclusão: A necessidade do afastamento social ou, alguns casos, do isolamento social, impostas pela pandemia, resultaram em mudanças bruscas na rotina dos adolescentes e de todo o grupo familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeane Barros de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Enfermagem

Crhis Netto de Brum, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Enfermagem

Tassiana Potrich, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Enfermagem

Samuel Spiegelberg Zuge, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pelo PPGENF/UFSM/RS. Docente da graduação da Área das Ciências da Saúde e colaborador do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Tem experiência profissional na área da Enfermagem com ênfase em Centro Cirúrgico. Trabalha com pesquisas de cunho quantitativo, principalmente relacionada as Condições Crônicas de Saúde, Condições Psicossociais e comportamentais e Prática Baseada em Evidências.

Ana Lucia Lago, Universidade Federal da Fronteira Sul

Médica. Mestre em Ciências da Saúde.

Maria Sylvia de Souza Vitalle, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Medicina

Downloads

Publicado

2022-11-11

Como Citar

Souza, J. B. de, Brum, C. N. de, Potrich, T., Zuge, S. S., Lago, A. L., & Vitalle, M. S. de S. (2022). Repercussões da covid-19 para a saúde de adolescentes. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 12. https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4456

Edição

Seção

Artigos Originais