Promoção da saúde mental com adolescentes na pandemia de covid-19: Pedagogia Psicodramática
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v14i0.5117Palavras-chave:
COVID-19, Promoção da Saúde, Teoria de enfermagem, Saúde do adolescente, saúde mentalResumo
Objetivo: Identificar sentimentos e conhecimentos relacionados à promoção da saúde mental com adolescentes no contexto da pandemia de covid-19. Método: Trata-se de uma pesquisa-ação, estruturada por meio da Pedagogia Psicodramática, de Maria Alícia Romaña. Realizou-se uma oficina virtual da qual participaram 13 estudantes do ensino médio da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Os dados foram analisados segundo o Modelo de Promoção da Saúde, de Nola Pender. Resultados: Foi possível evidenciar com os adolescentes as dificuldades e possibilidades para a saúde mental. As categorias barreiras para a ação, influências interpessoais e influências situacionais se destacaram para o foco das ações de cuidado. Conclusão: A prática educativa de enfermagem, fundamentada em um referencial teórico e articulada com estratégias dialógicas, é capaz de mobilizar o coletivo e apoiar o itinerário de promoção da saúde mental do adolescente.
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