Promoção da saúde mental com adolescentes na pandemia de covid-19: Pedagogia Psicodramática

Autores

  • DANIELA Bulcão Santi INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE https://orcid.org/0000-0001-8687-9877
  • Roberta Rossa UEM- Universidade Estadual de Maringá
  • Luciene da Silva Santos Bomfim UFMS- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0003-4937-0646
  • Alcione Ribeiro Dias UFMS- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-1897-2137
  • Sueli Mutsumi Tsukuda Ichisato UEM- Universidade Estadual de Maringá
  • Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera UEM- Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v14i0.5117

Palavras-chave:

COVID-19, Promoção da Saúde, Teoria de enfermagem, Saúde do adolescente, saúde mental

Resumo

Objetivo: Identificar sentimentos e conhecimentos relacionados à promoção da saúde mental com adolescentes no contexto da pandemia de covid-19. Método: Trata-se de uma pesquisa-ação, estruturada por meio da Pedagogia Psicodramática, de Maria Alícia Romaña. Realizou-se uma oficina virtual da qual participaram 13 estudantes do ensino médio da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Os dados foram analisados segundo o Modelo de Promoção da Saúde, de Nola Pender. Resultados: Foi possível evidenciar com os adolescentes as dificuldades e possibilidades para a saúde mental. As categorias barreiras para a ação, influências interpessoais e influências situacionais se destacaram para o foco das ações de cuidado. Conclusão: A prática educativa de enfermagem, fundamentada em um referencial teórico e articulada com estratégias dialógicas, é capaz de mobilizar o coletivo e apoiar o itinerário de promoção da saúde mental do adolescente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-12-2024

Como Citar

Bulcão Santi, D., Rossa, R., da Silva Santos Bomfim, L., Ribeiro Dias, A., Mutsumi Tsukuda Ichisato, S., & Denardi Antoniassi Baldissera, V. (2024). Promoção da saúde mental com adolescentes na pandemia de covid-19: Pedagogia Psicodramática. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 14. https://doi.org/10.19175/recom.v14i0.5117

Edição

Seção

Artigos Originais