As contribuições da cartografia no estudo da paisagem no município de Ourinhos/SP: propostas para discussões nas séries iniciais
Palavras-chave:
Cartografia dinâmica, Paisagem, Ensino em sala de aula.Resumo
Atualmente uma das mais recorrentes discussões na Geografia refere-se ao estudo da Paisagem. Ela que já foi tida como objeto de estudo da ciência geográfica, voltou ao centro das discussões na segunda metade do século XX. A partir das transformações da paisagem, identificadas através do mapeamento de uso e ocupação do solo, em uma série temporal que foi de 1972 a 2008, na cidade de Ourinhos-SP, pretende-se levantar propostas para discussões dos seus resultados em sala de aula interligando aos inúmeros aspectos históricos, sociais e econômicos envolvidos nesse contexto, sobretudo em séries iniciais, onde é importante que indivíduo já seja capaz, dentre vários objetivos, perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do seu espaço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.