Memória e identidade no contexto de uma cartografia cultural: notas para discussão
Palavras-chave:
Identidade, Memória, Cartografia Escolar.Resumo
Em um mundo globalizado faz-se cada vez mais necessário estudar as identidades regionais e locais no intuito de promover sua valorização e formar cidadãos atuantes em todas as escalas espaciais. Assim, é proposto discutir os referenciais teóricos de trabalhos com memória, identidade e representação cartográfica. A memória é tratada como uma dimensão que constrói identidades culturais, instância de produção de sentido, a respeito dos espaços de vivência. As relações entre ensino formal, em especial, o currículo selecionado pela geografia escolar, e os saberes da experiência vivida podem contribuir para o estudo das referências e horizontes espaciais dos moradores das regiões urbanas e rurais. Essa perspectiva é proposta como discussão que visa contribuir para o avanço das reflexões a respeito da relação entre da cartografia escolar e a produção de sentido de pertencimento a diferentes localidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.